Em Cabocla, o tão esperado casamento de Pepa (Elena Toledo) e Justino (Mauro Mendonça) será um evento marcante em Vila da Mata, mas também carregado de tensão. Decidida a seguir todas as tradições, a espanhola insiste em se casar com vestido branco, véu, grinalda e buquê. Essa escolha, no entanto, vira o assunto do momento na cidade, alimentando fofocas sobre o passado de Pepa como dançarina de cabaré, algo considerado um escândalo na época.
Zé (Otávio Augusto) e Bina (Jussara Freire) ficam preocupados com rumores de que alguém pretende humilhar Pepa durante a cerimônia. Apesar de não acreditarem que Boanerges (Tony Ramos) faria algo assim, eles avisam Justino, que imediatamente suspeita do rival.
Furioso, Justino invade a casa de Boanerges sem aviso, interrompendo uma reunião com Chico Bento (Umberto Magnani), capitão Macário (Oscar Magrini), o vigário e outros aliados políticos. Com toda a sua imponência, Justino deixa claro: Pepa se casará de branco, e qualquer tentativa de sabotar o casamento será considerada um ataque direto.
Boanerges, surpreso e irritado, tenta se defender. “Ninguém aqui tá interessado no seu casamento, Justino! A gente tem mais o que fazê!”, rebate o coronel, buscando acalmar os ânimos. Mas Justino não recua: “É bão memo, porque eu num ia escolhê o defunto, se argum atrevido aparecesse pur lá fazeno gracinha!”.
Depois que Justino vai embora, Macário solta um comentário misterioso: “O coronel não perde por esperar!”. Boanerges, atento, exige explicações, mas o capitão nega qualquer envolvimento em planos contra o casamento. Luís (Daniel de Oliveira), no entanto, não confia. “Se o capitão mandou alguém fazer alguma coisa, é melhor suspender a ordem! O coronel Justino não tá pra brincadeira!”, alertará o mocinho.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.