Em Cabocla, a trama esquenta quando Justino (Mauro Mendonça) toma uma decisão radical ao expulsar Mariquinha (Carolina Kasting) de casa depois de flagrá-la aos beijos com Tobias (Malvino Salvador). Furioso, o coronel se sente afrontado e não quer ouvir nenhuma explicação.
Tomado pela raiva, Justino exige que a filha volte para casa imediatamente e a acusa de desonrá-lo. “Ocê me envergonha, sua… sua… desavergonhada! Anda pra casa, antes que eu perca a cabeça!”, ele grita, mostrando toda a sua indignação.
Tobias tenta acalmar os ânimos, explicando que está namorando Mariquinha e que suas intenções são sérias. Mas, em vez de apaziguar, suas palavras só aumentam a fúria de Justino, que decide arrastar os dois para casa como se estivesse conduzindo um rebanho, tamanha a sua indignação.
Em um ato ousado, o peão propõe casamento a Mariquinha ali mesmo. O coronel, ofendido pelo pedido feito no meio do campo, compara a situação a uma negociação de gado. Mas Tobias não se intimida e desafia: “Vou pedir agora, não importa onde seja”.
Justino, então, dá sua resposta final, carregada de desprezo: “Ela é sua, Tobias. Pode levá-la!”. Cheio de mágoa, o coronel rompe com a filha e a expulsa de casa. Arrasada e incrédula, Mariquinha é acolhida por Tobias, que a leva ao sítio de Felício (Sebastião Vasconcelos) e Generosa (Vera Holtz). Lá, ela desabafa com o casal, revelando que foi deserdada pelo próprio pai.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.