Em Pantanal, Juma (Alanis Guillen) vai engravidar de Jove (Jesuíta Barbosa). Nos próximos capítulos, a mocinha sentirá as contrações do parto e, sem que ninguém perceba, ela fugirá da fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) para dá à luz na tapera.
Logo na sequência, todos estranharão o sumiço de Juma da fazenda e ficarão desesperados. Juma, por outro lado, chegará à tapera e nem imaginará que estará sendo observada por Solano (Rafa Sieg), um jagunço contratado por Tenório (Murilo Benício) para acabar com a família Leôncio.
Veja também: Resumo da novela Pantanal
Ao anoitecer, Juma será surpreendida pelo jagunço, que ameaçará matá-la. O bandido, então, dirá que vai esperar que o filho da selvagem nasça para assassina-la. Juma, claro, fará de tudo para se proteger e evitar que o vilão mate o bebê. Percebendo o perigo, a jovem se transformará em onça e matará o homem.
Veja também: Velho do Rio rouba o filme da câmera de Jove, repreende o neto por fotografá-lo e o castiga sem pena
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.