Em Pantanal, Juma (Alanis Guillen) vai se casar com Jove (Jesuita Barbosa), porém, ela descobrirá que, para subir ao altar, terá de ser batizada. Na versão original, da TV Manchete, ela teve uma conversa com o padre e até ficou confusa com as palavras do religioso.
“Quando foi que você nasceu, Juma?”, pergunta o vigário. “Não sei, faz tempo”, responde ela. “Mas você já sabe se já foi batizada, pelo amor de Deus, em responda”, pede o padre. “Não sei, nunca ouvi falar nisso”, diz ela, muito inocente. “Nesse caso não adianta eu fazer mais perguntas, claro”, comenta o padre. “Eu só sei que quero me casar, Joventinho é meu ‘hômi’, eu tô ‘prênha’ dele”, diz Juma para espanto do padre.
Na sequência, o padre leva Juma para a beira do rio é lá, com o pôr do sol ao fundo, realiza o batizado da jovem. “Filha de Gil e de Maria. Eu te batizo, Juma Marruá”, discursa o padre, que derrama água sobre a cabeça da jovem e a consagra em seu mais novo papel como cristã.
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.