Em Pantanal, Juma (Alanis Guillen) levará a pior ao tentar impedir José Lucas (Irandhir Santos) de atirar em um marruá. Na ocasião, o seu cavalo se assustará e ela acabará caindo desacordada após levar pancada do animal.
Após conselho de Trindade, Zé Lucas resolveu caçar um marruá para provar que é um Leôncio. Acontece que Juma não gostou nada de saber dessa situação e resolveu acompanhar o cunhado para impedi-lo de fazer mal ao animal feroz.
Quando avistar um marruá, Zé Lucas sacará sua arma e, prestes a atirar, Juma apontará sua espingarda para ele. Na cena, a namorada de Jove (Jesuíta Barbosa) ameaçará atirar se ele não desistir. O peão, contudo, não vai “amarelar” para ela e decidirá atirar no bicho.
Segundos antes, no entanto, Juma entrará em crise e atirará. O cavalo em que ela está montada acabará se assustando e derrubará a pantaneira. Ela cairá desacordada e Zé Lucas a socorrerá. Desesperado, ele levará Juma até a tapera e passará a cuidar dela.
De repente, o Velho do Rio aparecerá para o rapaz e o surpreenderá com uma grande revelação. “Como é seu nome?”, perguntará o ser misterioso. “José Lucas”, responderá o peão. “De quê?”, perguntará o Velho. “De Nada”, dirá o rapaz. “De nada, não. É Leôncio! José Lucas Leôncio”, falará o personagem de Osmar Prado em cenas que irão ao ar nesta segunda-feira, 06 de junho.
Vale destacar que Pantanal, trama adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990.