A morte misteriosa do Coronel Custódio (Antonio Petrin) fará com que Juliana (Gabriela Moreyra) encontre um documento comprometedor assinado pelo mesmo, o que causará desespero em Almeida (Fernando Pavão), que não deixará a escrava se apossar do papel.
E tudo isso acontecerá quando Juliana e Tia Joaquina (Zezé Motta) estiverem separando os objetos pessoais do marido de Beatrice (Bete Coelho) e guardando eles dentro de uma caixa. Nesse momento, a protagonista vasculhará os papéis presentes no local e acabará achando o tal documento.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Escrava Mãe
“Tia Joaquina!”, falará ela assustada. “É o que, menina?”, perguntará a mulher sem entender o chamado. “É um documento escrito e assinado pelo Coronel. Só pode ser uma prova pra revelar o assassino”, suspeitará a morena.
Em seguida, o marido de Tereza (Roberta Gualda) flagrará a escrava com um papel na mão. “Que papel é esse em suas mãos?”, questionará Almeida. “Não é nada, é só um papel que vai pro fogo”, despistará ela.
No entanto, apesar de a morena tentar esconder dele, Almeida logo desconfiará e, com isso, partirá para cima dela como um cão feroz a fim de pegar o documento. “Me entregue esse papel, agora!”, ordenará o antagonista.
Feito isso, o vilão rasgará o papel, deixando Juliana e Tia Joaquina assustadas, e ainda colocará o que sobrou nas chamas de uma lamparina. Ele, no entanto, quase será contido pela mocinha, que acabará sendo empurrada com violência pelo mesmo na tentativa de não atrapalhá-lo.
Sem sucesso, Juliana, então, chorará ao ver o papel ser engolido pelas chamas. A cena vai ao ar em breve na novela Escrava Mãe, que é exibida de segunda a sexta, às 15h15, na Record TV.
Cortejo de Custódio é marcado por emoção, frieza e confusão
Após a morte misteriosa do Coronel Custódio, todos participarão do cortejo. Na ocasião, Teresa aparecerá desolada perante o acontecimento e precisará de amparo, o que será feito por Almeida, que também estará acompanhado de Urraca (Jussara Freire).
Por outro lado, Beatrice se mostrará forte e não chorará, ao contrário de Maria Isabel (Thaís Fersoza), que será a mais emocionada da turma. Quando o cortejo passa, todos reverenciam respeitosamente o corpo.
Depois disso, Juliana avistará Miguel (Pedro Carvalho) e os dois trocarão olhares. Porém, a personagem de Thaís Fersoza fará questão de atrapalhar o momento, se meter na frente da escrava e correr para os braços do amado, aos prantos.
Mais tarde, Beatrice surpreenderá ao deixar o cortejo e bater no rosto de Maria Isabel, que acabará caindo no chão. Esta, por sua vez, descontará o tapa em Esméria (Lidi Lisboa), que ficará completamente desnorteada. Em seguida, Juliana será segurada por Almeida, que empurrará Tia Joaquina (Zezé Motta), até que ela cai no chão.