Na disputa pela sela de prata de Joventino (Irandhir Santos), Jove (Jesuíta Barbosa) decidirá desistir de conquistar o objeto a fim de favorecer Tadeu (José Loreto) e evitar com que Zé Lucas (Irandhir Santos) fique com ele em Pantanal. Sendo assim, o rapaz, então, fará questão de expressar o seu desejo a Zé Leôncio (Marcos Palmeira), que, por sua vez, não verá isso com bons olhos na trama adaptada por Bruno Luperi.
E tudo acontecerá quando o neto de Mariana (Selma Egrei) organizar uma comitiva e for proibido pelo pai de acompanhar os peões na viagem. Na ocasião, o “rei do gado” pedirá para ele ficar por lá com o intuito de ajudá-lo nos trabalhos da fazenda. “Dêxa isso pro Tadeu… O seu lugar é aqui”, sentenciará o companheiro de Filó (Dira Paes).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Será, portanto, nessa hora que o sobrinho de Irma (Camila Morgado) notará um certo afeto do patriarca pelo ex de Guta (Julia Dalavia), fazendo com que ele queira deixar a herança nas mãos do irmão adotivo. “Se o senhor quiser eu abro mão até da sela de prata… Eu abro mão daquela sela com um sorriso no rosto se você der ela para o Tadeu”, confessará o marido de Juma (Alanis Guillen).
Porém, o personagem de Marcos Palmeira cravará: “Aquela sela vai ficá onde ela tá… Sem dono. Pelo menos até que essa situação toda se resorva entre ocê e o seu irmão [Zé Lucas]”. “Eu não tenho outro irmão além dele [Tadeu]”, rebaterá o filho de Madeleine (Karine Teles). “É… Mais eu tenho ôtro filho”, devolverá Leôncio, se referindo ao personagem de Irandhir Santos e pretendendo dar o seu sobrenome a ele.