Em Pantanal, Jove (Jesuíta Barbosa) não vai “abrir do pau” após ser chamado de “florzinha” por Alcides (Juliano Cazarré). Diferente do que aconteceu no primeiro contato dos dois, o filho de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) vai revidar e dar uma surra monumental no peão. Alcides vai cair duro no chão e Tenório (Murilo Benício) decretará: “morreu!”.
Tudo começa durante o casamento de Jove e Juma (Alanis Guillen) na novela das nove da Globo. O capataz do pai de Guta (Julia Dalavia) vai se entupir de cachaça e causar mal-estar na festa. Primeiro ele puxará Maria Bruaca para dançar, o que deixará Tenório bem desconfortável. Vale destacar que, a essa altura da trama, Bruaca e Alcides já terão colocado um par de chifres no fazendeiro. Em segundo lugar, o peão se aproximará de Joventino e o chamará de “florzinha”. Além disso, ele dirá que quer dançar com a noiva Juma.
Acontece que Jove não deixará passar em branco a provocação e partirá pra cima do rival. Na ocasião, o filho de Madeleine aplicará golpes de karatê e levará o peão a nocaute. Alcides cairá no chão inconsciente e Tenório constatará que ele morreu. O desespero tomará conta dos convidados e a festa de casamento se tornará um caos.
ALCIDES É REANIMADO E JOVE SE TRANQUILIZA
Jove, por sua vez, entrará em desespero por ter matado uma pessoa. Zé Leôncio, contudo, buscará tranquilizar o filho dizendo que ele agiu em legítima defesa. Enquanto isso, na fazenda de Tenório, os peões tentarão reanimar Alcides que continuará desacordado. Em seguida, chegará a notícia de que o peão não morreu. Jove então se sentirá aliviado por não ser um assassino.
Vale destacar que essa sequência de acontecimentos ocorreu na primeira versão da novela em 1990, podendo a Globo seguir, ou não, o roteiro original.
Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida na extinta Rede Manchete. Em 2022, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.