Em Pantanal, novela das nove da Globo, Jove (Jesuíta Barbosa) finalmente deixará Zé Leôncio (Marcos Palmeira) frente a frente com o Velho do Rio (Osmar Prado). No entanto, algo curioso acontecerá na ocasião. Isso porque o fazendeiro não conseguirá ver o próprio pai, mesmo a entidade estando presente.
Após voltar de viagem, Jove reencontrará o Velho do Rio. Na ocasião, ele receberá o perdão do avô e, em seguida, sairão para passear de barco.
Durante o trajeto, o rapaz verá Zé Leôncio e Tibério (Guito) se aproximando em uma outra embarcação. Nesse momento, Jove gritará para que o pai veja do Velho do Rio. “Olha, pai. Olha, pai! O Velho do Rio tá aqui comigo, na minha frente. O meu avô, Joventino, está aqui comigo, pai!“, dirá ele, apontando para entidade.
Ocorrerá, contudo, que Zé Leôncio não conseguirá ver o ‘véio’, apesar de ele estar no barco com Jove. “O que ‘ocê’ tá falando?“, perguntará o fazendeiro. “O velho do rio, pai. Ele tá aqui comigo“, insistirá o rapaz, enquanto os barcos se cruzam. “Deixa de ser maluco“, responderá Zé, com as embarcações se afastando.
No fim, Jove perguntará ao Velho do Rio se Zé Leôncio o viu. “Não sei. Eu não saí daqui, saí?“, perguntará o homem que vira sucuri, a maior de todas elas.
Vale destacar que cena foi ao ar na versão original da novela (1990), devendo a Globo seguir o mesmo roteiro.
Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.