Em Mar do Sertão, José (Sérgio Guizé) lidará com um verdadeiro turbilhão de emoções depois de perder o posto de presidente da JM/Chaddad, algo que o fez até ser despejado de casa, uma vez que a propriedade pertencia a empresa.
Tudo isso faz parte de um plano de Tertulinho (Renato Góes), que se uniu à Laura (Eli Ferreira) e Marcio (Gabriel Godoy) para destruir a vida do protagonista. José, aliás, perdeu a cabeça e fez questão de ir atrás do seu ex-advogado para tirar satisfação. Bastante alterado, o mocinho partiu para cima de Marcio e o agrediu.
O pior só não aconteceu porque Candoca (Isadora Cruz) passava pelo local e se meteu no meio da confusão. Essa atitude do protagonista, no entanto, tem consequências, já que, mesmo em casa, ele permaneceu tomado por ódio, algo que deixou Madunca (Enzo Diniz) bastante assustado. Escondido, o garoto flagrou o estado do pai, triste e angustiado.
Porém, o tempo que ficará desempregado acabará motivando José a ir em busca de respostas sobre o seu passado e finalmente colocar em prática o plano de vingança que ele havia prometido quando voltou para Canta Pedra.
José vai descobrir quem tentou matá-lo
O protagonista, então, decide retornar ao hospital, onde ficou entre a vida e a morte, para tentar descobrir quem mandou os médicos desligarem os aparelhos que o mantinham vivo. Na ocasião, foi Tertulinho quem se passou por um primo do vaqueiro e permitiu que os profissionais desistissem do tratamento, mas o mocinho reagiu no último minuto.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
José já desconfia que o vilão esteve por trás disso, mas vai em busca de uma comprovação. E depois de conversar com vários médicos e enfermeiras do local, contando a sua história, ele finalmente encontra uma médica, chamada Irma, que se recorda do seu caso e diz ser capaz de reconhecer o suposto primo do protagonista se ficar frente a frente com ele novamente.
Entusiasmado, o mocinho convence a mulher a ir com ele até Canta Pedra para tirar a limpo essa história. Tertulinho, no entanto, notará a presença da médica na cidade e irá reconhecê-la. Apavorado, o vilão vai recorrer à Deodora (Debora Bloch), que ordenará que Pajeú (Caio Blat) tente calar a mulher.
Vale destacar que a novela das seis é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.