Em Mar do Sertão, Deodora (Debora Bloch) bem que tentou deixar Tertúlio (José de Abreu) fora de combate, mas o período em que o coronel ficou dopado e até próximo da morte o deixou bastante sensibilizado, e por linhas tortas, isso acabará o aproximando novamente de José (Sérgio Guizé) e culminando na revelação de que o veterano é pai do protagonista.
O plano de Deodora acaba sendo desmascarado por alguém improvável: Ismênia (Ana Miranda). A funcionária da fazenda descobriu que a patroa estava dando altas doses de calmante para o coronel, e acabou libertando-o desse sofrimento, trocando o remédio por azeite.
Depois disso, o vilão passa a fingir o tempo todo que está dormindo, principalmente na presença da esposa e de familiares, mas será surpreendido por uma visita de José. Mesmo ainda sem imaginar que o coronel é seu pai, o protagonista vai até o quarto dele, e lá começa a relembrar a sua infância e a relação que tinha com o fazendeiro. “Quando criança, eu lhe admirava muito, mas tinha medo. E depois passei a respeitá-lo”, confessará.
José confessa que ainda gosta de Tertúlio
José vai além e acaba entregando que ainda gosta de Tertúlio. “Aí eu passei a odiá-lo… Mas apesar de tudo, desse ódio, eu não consigo desgostar do senhor”, continuará José. Tertúlio ouve tudo, mesmo fingindo dormir, mas nesse momento, não segura a emoção e começa a tossir.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Tertulinho (Renato Góes) aparece no local e pergunta o que José está fazendo ali. Os dois começam a discutir, mas sem ser visto, o coronel apanha uma foto dos rivais, que na verdade são irmãos, ainda pequenos, e começa a observá-la. Toda essa situação deixará Tertúlio ainda mais sensibilizado, e logo ele decidirá revelar toda a verdade para José.
Vale destacar que a novela das seis é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.