Um milagre ocorrido com José Lucas (Irandhir Santos) acabará fazendo com que José Leôncio (Marcos Palmeira) passe a acreditar na existência do Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal. Isso porque o rapaz será salvo pelo guardião do bioma da morte, após ser baleado por Solano (Rafael Sieg), o pistoleiro contratado por Tenório (Murilo Benício) para matar a família do fazendeiro, e contará tudo o que aconteceu ao pai na trama adaptada por Bruno Luperi.
“Nós precisamos levantar voo agora para ver se a bala tá aí dentro”, avisará o “rei do gado” preocupado, assim que o filho retornar para a fazenda. “O Véio não ia deixar ele sair com a bala no peito”, rebaterá Juma (Alanis Guillen).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Mesmo assim, o companheiro de Filó (Dira Paes) falará que a moça não pode cravar isso, porém ele garantirá que a bala foi retirada de seu corpo. Em seguida, a garota logo se recordará do dia em que o velho cuidou de Jove (Jesuíta Barbosa).
Será aí, então, que o personagem de Irandhir Santos indagará: “Agora o senhor acredita no Velho do Rio, pai?”. — “Se estou vendo o buraco no peito dele, não tenho nem como duvidar. Mas… Diacho, por que é que ele não me aparece?”, vai querer saber o veterano, emocionado, em cenas que vão ao ar em breve.