José Leôncio (Marcos Palmeira) não se aguentará de tanta felicidade devido ao nascimento da neta na reta final de Pantanal. Com o retorno de Juma (Alanis Guillen) à fazenda dele, após ela fazer as pazes com Jove (Jesuíta Barbosa), o “rei do gado” decidirá cavalgar com a menina em seu colo da mesma maneira que fez com seu herdeiro quando ele era criança na trama adaptada por Bruno Luperi.
Tudo começará depois do parto da protagonista em sua tapera. A princípio, a personagem de Alanis Guillen se recusará a retornar para a propriedade do fazendeiro por um tempo e, com isso, ficará traumatizada com a aparição de Solano (Rafael Sieg) em sua morada. Porém, a jovem não terá muita paciência com o matador, que estará se escondendo, e logo o assassinará em forma de onça.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Será, então, somente mais adiante que a mocinha topará retornar ao rancho do companheiro de Filó (Dira Paes). “Aqui também é sua casa, num precisa estranhá”, avisará Juma para sua filha. “A sua mãe também estranhou no começo… Mas com o tempo você se acostuma”, reforçará Jove.
José Leôncio conhece a neta
Em seguida, o personagem de Marcos Palmeira ficará emocionado e, assim, questionará se pode ver a neta. “Claro que pode, pai”, falará o sobrinho de Irma (Camila Morgado). “É fiote de onça… Se o sinhornum se importá”, acrescentará Juma. “Ela já morde?”, indagará o veterano, em tom de brincadeira. “‘Inda não, mais vai mordê”, garantirá a garota. “Só quando ficar com ‘reiva'”, completará o neto de Mariana (Selma Egrei).
Na sequência, José Leôncio pegará a menina nos braços e comentará: “Diacho, Filó… Eu num pensei que fosse vivê pra vê uma coisa tão bonita. Se fosse macho, eu ia pegá ela agora mêmo e ia saí no galope por esses pasto afora… Que nem eu fiz c’ocê, Joventino”.
No entanto, Jove pedirá ao genitor para não inventar moda. “Ara… E por que não? Se é tua neta, num é? Sangue do teu sangue… Eu acho que é o teu dever”, rebaterá Juma. “Ela é uma criança recém-nascida, Juma”, explicará o rapaz, se mostrando contra a ideia do fazendeiro. Mesmo assim, a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) afirmará que a herdeira é uma Leôncio e que, por isso, deve ser tratada como tal.
“Olha lá o que o senhor vai fazer com ela”, alertará Jove, que ouvirá do pantaneiro: “O mesmo que fiz c’ocê, que seu avô feiz comigo e que o pai dele feiz com ele também… Eu vô como se tivesse levâno uma princesa… Uma princesa pantaneira!”, dirá Leôncio, saindo em disparada com a bebê.