Nos últimos capítulos de Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) será vítima de um novo ataque, mas dessa vez, ele ficará à beira da morte. O fazendeiro, que sempre foi uma figura forte e imponente, se vê vulnerável após sofrer uma emboscada de um assassino misterioso.
Antes do ataque, Inocêncio decide revisitar um local carregado de memórias. Ele leva uma manta de Maria Santa (Duda Santos) até a cachoeira onde os dois deram o primeiro beijo. “Eu quero que essas águas levem embora a minha dor, do mesmo jeito que a vida levou embora a esperança de que um dia a gente fosse se reencontrar”, diz o fazendeiro, angustiado.
Enquanto Inocêncio tenta se conectar com suas memórias e encontrar alguma forma de paz, uma figura misteriosa, usando a cabeça de Bumba Meu Boi, se aproxima e dispara um tiro que atinge o ombro de Inocêncio. O primeiro disparo é apenas o início de uma sequência de violência, resultando em um tiro no peito do fazendeiro, que perde o equilíbrio e cai de joelhos diante do inimigo.
O Bumba pisa sobre o corpo de Inocêncio. “Quem é você? Se mostre. Covarde! Se mostre!”, pedirá o protagonista. No momento em que o assassino se prepara para dar mais um tiro, Mariana (Theresa Fonseca), montada em um cavalo, aparece ao longe e impede o agressor de dar um tiro fatal no mocinho. Ele apenas empurra o corpo de Inocêncio pela correnteza da cachoeira.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Na versão original de Renascer (1993), Inocêncio, após ser atingido por vários tiros, ficou paraplégico, e sua saúde foi piorando aos poucos. Sua morte foi marcada por um momento de redenção, quando João Pedro retirou o facão cravado aos pés do jequitibá-rei, permitindo que o pai finalmente partisse em paz.