Alvo de muitas maldades em Mar do Sertão, José Mendes (Sérgio Guizé) foi marcado para ser vítima de um assassino de aluguel contratado por Tertulinho (Renato Góes). Porém, já farto de tudo isso, o protagonista decidirá tomar uma atitude radical: deixar Canta Pedra de vez.
Inconformado ao ver Candoca (Isadora Cruz) com o seu maior rival, Tertulinho resolveu encomendar a sua morte, contratando o pistoleiro Fubá Mimoso (Marco França). O coronel Tertúlio (José de Abreu), no entanto, descobrirá os planos do filho, e fará de tudo para proteger o mocinho.
O coronel vai procurar o assassino de aluguel e lhe oferecer dinheiro para que ele desista do serviço, mas isso é em vão. O vilão chegará ao ponto de implorar para que José deixe a cidade ou se esconda em sua fazenda, uma atitude que levantará desconfianças sobre a verdadeira ligação que ele tem com o protagonista, e que fará Tertulinho se sentir traído pelo pai.
José vai esperar a poeira abaixar, mas cansado de correr riscos, o protagonista faz planos de ir embora da cidade, levando Candoca e Manduca (Enzo Diniz) junto com ele. O garoto vai ouvir os pais conversando sobre essa possibilidade e espalhará a notícia pela cidade, fazendo com que muita gente se oponha à partida da mocinha.
José será salvo por Xaviera
Surpreendentemente, quem acabará salvando a vida de José será Xaviera (Giovana Cordeiro). A jovem verá sua vida virar de ponta a cabeça após ser demitida da empresa do protagonista e ir parar na rua. Porém, mesmo tentada por Vanclei (Marcelo Mello Jr.) a aplicar um golpe em José, ela vai provar lealdade e será a responsável por salvá-lo de Fubá Mimoso.
Veja também – Maruan fica prestes a dizer quem ele é, mas Labibe o interrompe e choca com revelação que ele não imaginava: “Aceito”
Ela irá se deparar com o jagunço na pousada de Quintilha (Ju Colombo), e ao descobrir esse plano, ela fará uma grande encenação com a ajuda de Timbó (Enrique Diaz) para comover o bandido. A estratégia surtirá efeito. A jovem, usando todo o seu talento como atriz, não só fará o jagunço desistir do seu plano de matar José, como ainda o fará se arrepender dos crimes que já cometeu e se entregar ao delegado.
Vale destacar que Mar do Sertão é uma obra de Mario Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman.