Em Alma Gêmea, novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, José Aristides (André Gonçalves) chegará à cidade de Roseiral para encontrar Serena (Priscila Fantin). A protagonista levará o velho amigo para se hospedar na pensão de Divina (Neusa Maria Faro) e, em seguida, ouvirá dele a trágica notícia sobre o que aconteceu com seu povo na mata durante todo esse tempo.
A princípio, José Aristides se apresentará a todos na pensão e começará a relatar para Serena o que aconteceu na mata: “Naquela vez que tomaram a aldeia, quando tudo pegou fogo, foi só a primeira vez”, dirá ele. “Nós fugimos para dentro da mata. Depois que você foi embora, os brancos atacaram de novo, e de novo… atacaram muitas vezes”, continuará ele.
Divina lamentará pela prima Cleide (Júlia Lemmertz), que era professora da tribo. José tranquilizará a senhora dizendo que ajudou Cleide a sair da mata. “Depois eu levei ela na cidade dela, só depois que eu vim procurar Serena. Não sobrou ninguém“, dirá o personagem de André Golçalves, se referindo ao seu povo da mata.
Serena perguntará sobre Nijienigi, homem sábio do seu povo: “Nijienigi fez viagem grande”, falará ele. “Não sobrou ninguém, só um o outro que fugiu para longe. Ninguém mais guarda nossos ancestrais no coração, nuinguém mais cultua os nossos deuses. Por isso que eu vim te procurar, Serena. Só sobrou eu e você”, concluirá o homem.