Em Cabocla, Joaquim (Reginaldo Faria) finalmente criará coragem para se declarar a Pequetita (Mareliz Rodrigues), em uma cena cheia de emoção e alívio para o casal. Mesmo resistindo por tanto tempo, o veterano não consegue mais esconder o que sente por ela, que, por sua vez, não mede esforços para incentivá-lo a dar esse passo.
Pequetita faz questão de deixar suas intenções bem claras. Ela solta várias indiretas, tentando provocar uma reação de Joaquim, enquanto Edmundo (Othon Bastos) também dá uma mãozinha, incentivando o amigo a se entregar a esse romance. Mas o ponto de virada acontece quando Pequetita, em uma jogada ousada, avisa que está prestes a aceitar o pedido de casamento de Mr. Brown, um ricaço que já havia mostrado interesse por ela: “Eu acho que vou aceitar o pedido dele. Se ele ainda me quiser, é claro!”.
Isso faz Joaquim perder o controle. Desesperado com a possibilidade de perder Pequetita, ele diz que ela não pode fazer isso, e, quando ela o questiona por que, ele finalmente admite: “Eu me apaixonei por você! É isso! Eu sei que é ridículo, mas…”.
Pequetita, que já havia dado o primeiro passo antes, não perde tempo e pula nos braços de Joaquim, dando-lhe um beijo apaixonado, deixando claro que o sentimento é recíproco. Surpreso e feliz, Joaquim se sente como um adolescente apaixonado, mas ainda tenta se ajustar à nova situação: “Isso é uma loucura!”. Ela responde, cheia de alegria: “A mais doce de todas as loucuras que eu já vivi!”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Apesar da felicidade, Joaquim ainda terá que enfrentar suas inseguranças. Ele sente vergonha de contar sobre o romance para Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), teme a reação dos pais de Pequetita e se preocupa com o que os outros vão pensar.