Em Cabocla, Joaquim (Reginaldo Faria) ficará cada vez mais preocupado com a saúde de Luís (Daniel de Oliveira). Temendo o que possa acontecer com o filho, ele decidirá seguir os conselhos do médico em mandá-lo para a Suíça, comprando rapidamente as passagens. O problema é que essa atitude de Joaquim acabará prejudicando Boanerges (Tony Ramos), que estará sendo acusado de ter armado a tocaia de Neco (Danton Mello) e Tobias (Malvino Salvador).
A princípio, Joaquim tentará convencer Luís a se tratar na Suíça. Em seguida, o veterano comprará as passagens para o rapaz, mesmo sabendo que o ele não quer ir para a Europa. Por outro lado, o personagem de Reginaldo Faria esconderá um telegrama de Boanerges, no qual o coronel pede que Luís volte imediatamente para Vila da Mata, a fim de livrá-lo da suspeita de ser o mandante da tocaia contra Neco e Tobias.
Para piorar, Joaquim responderá ao telegrama de Boanerges, mentindo e dizendo ao primo que Luís já partiu para a Suíça. Isso será o estopim para Boanerges e Luís, que passarão a ser os principais suspeitos do crime, já que todos acreditarão que o doutorzinho fugiu do país para evitar ser preso. Boanerges, por fim, terá que lidar com o problema sozinho.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.