Depois de ter fingido contratar um engenheiro para fazer um serviço de drenagem de água na vila onde residem os trabalhadores da Tecelagem Tropical, Joaquim (Danilo Mesquita) voltará novamente a cometer mais um ato anti-ético em Além da Ilusão. Isso porque o filho de Úrsula (Bárbara Paz) acabará enganando Eugênio (Marcello Novaes) ao desviar o dinheiro da merenda das crianças da creche da fábrica e, com isso, colocará toda a culpa em Davi/Rafael Antunes (Rafael Vitti) na trama inédita de Alessandra Poggi.
Com dificuldades financeiras, após ter aceitado ficar sem receber salário por um ano para que fosse feito a reconstrução da Tecelagem – devido a fortes chuvas que caíram e destruíram tudo -, o vilão se passará pelo protagonista com o intuito de pegar toda a verba destinada para a creche onde ficam os filhos pequenos dos operários.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
“Deu certo. Fui ao banco, me fiz passar pelo gabiru e saquei o cheque que ele assinou”, disparará o noivo de Isadora (Larissa Manoela), que entregará para a mãe o valor retirado. “Perfeito. Agora todos vão achar que o Rafael é um grande gatuno”, rebaterá a cara de pau, celebrando o feito.
No entanto, assim que o padre Tenório (Jayme Matarazzo) ficar responsável pela cozinha do infantário é que toda a verdade virá à tona. “Estou enganado ou devíamos ter recebido mais mantimentos? Doutor Rafael disse que entregariam provisões para toda semana e o que temos mal dá para o dia de hoje”, avisará o religioso, surpreso.
Sendo assim, sem pensar duas vezes, o personagem de Danilo Mesquita fará de tudo para culpar o rival perante o ocorrido. “Me recuso a acreditar que ele tenha sido capaz de roubar o dinheiro da merenda das crianças”, dirá a filha de Violeta (Malu Galli), se referindo ao mágico. “Pois acredite, minha querida. Eu mesmo confirmei com o banco e ontem o Rafael sacou um valor altíssimo da conta da creche”, rebaterá o crápula.
Veja também: Davi descobre que Matias tentou afogar Clarinha, acusa ele de ter matado Elisa e vilão é trancado em hospício
“E ele vai ter uma boa explicação para isso. Não vamos levantar falsas suspeitas. Ele tem o direito de se defender”, falará a mulher de Matias (Antonio Calloni), na sequência. “Se ele der as caras. Não foi ontem à inauguração da creche. Hoje esteve cedo aqui e depois sumiu. Eu acho que ele vai fugir”, retrucará o cafajeste. “Chega! Está levando a sua implicância longe demais”, esbravejará a protagonista, bastante incomodada.
Mesmo assim, Joaquim continuará com o seu falso discurso: “Não vou com os cornos dele, é verdade. Mas fatos são fatos. Se ele tirou dinheiro da conta da creche para uso próprio, é um ladrão. E vai ter que se entender com a polícia. A essa hora, o delegado já está atrás dele”, finalizará.