Em O Cravo e a Rosa, sendo reprisada pela Globo, Batista (Luis Mello) será desmascarado e todos saberão que o homem tem uma vida dupla. No decorrer da trama, os filhos dele com Joana, Fátima e Jorginho frequentarão a mansão do banqueiro para terem aulas com Catarina (Adriana Esteves).
Nisso, Fátima começará a perceber a semelhança de seu pai com o banqueiro. Além disso, uma amiga de Joana (Tássia Camargo) descobrirá que o Batista e o marido da amiga, Manuel, são a mesma pessoa e correrá para contar tudo. A fofoqueira revelará para a mulher que a única diferença entre Batista e Manuel é o formato do bigode.
Veja também – Zayla encontra colete que Tonico usou na morte de Nino e descobre prova crucial para incrimina-lo
De início, Joana não acreditará, mas acabará aceitando. “Como um banqueiro rico pode se passar por um simples cacheiro viajante por 10 anos?”, questionará a mulher humilde. Ela, contudo, lembrará que conheceu Manuel no enterro de um parente e eles começaram a se encontrar, além de recordar que o homem sumia com frequência.
Com a descoberta, ela se separará do homem e ele se envolverá com Marcela (Drica Moraes). Quando ele estiver prestes a ser eleito prefeito, Batista renunciará e se declarará para Joana na frente de todos: “Para ser eleito, eu teria que negar isso. Por isso, eu não quero esse sonho da vida política, eu quero o meu amor”.