Em O Cravo e a Rosa, Januário (Taumaturgo Ferreira) aceitou a proposta de Catarina (Adriana Esteves) de substituir Petruchio (Eduardo Moscovis) na fazenda. Acontece que o homem está profundamente doente. Mas, o roceiro encontrará um tempinho para ir até a cidade encontrar Joaquim (Carlos Vereza).
Durante a conversa, Januário entregará um presente para o pai: “Eu já expliquei que estava sentindo falta do cheiro da terra, de tirar leite das vacas, mas o senhor está no meu coração. Eu penso no senhor todo dia. Eu trouxe um presente. Abre aí para ver”.
O homem ricaço não esconderá a felicidade em ter em suas mãos uma foto de quando seu filho era apenas uma criança. “É o único retrato que eu tenho quando era menino. O senhor não me conheceu quando eu era pequeno, agora fica conhecendo”, dirá ele.
Veja também – Resumo dos capítulos da novela O Cravo e a Rosa
“Eu nunca ganhei presente, eu só dou presentes. É o melhor presente que eu ganhei em toda a minha vida”, reagirá Joaquim. “Que isso pai, é coisa simples”, comentará Januário. O homem rico, então, explicará que ficou muito feliz, visto que recebeu algo muito especial.
“Simples? Meu filho, eu pensei que os presentes só tivessem valor quando fosse muitos caros e você acaba de me dar uma grande lição. O que importa não é o preço, não é o valor, e sim o sentimento que está por trás do presente”, dirá ele, antes de cair no choro abrançado com Januário.