Em Pantanal, novela das 21h da Globo, Filó (Dira Paes) acabará sem seu grande amor. Isso porque Zé Leôncio (Marcos Palmeira) morrerá e se tornará o novo “Velho do Rio”. Substituindo o pai, ele passará a proteger a família dos perigos do bioma, mas Filó nunca o verá.
Na reta final da novela das nove, saúde de Zé Leôncio só vai piorar e ele acabará ‘batendo as botas’. Só após morrer é que ele verá o Velho do Rio pela primeira vez. No encontro, o homem sucuri passará o bastão para o filho e desaparecerá para sempre. A partir de então, Zé será a nova entidade protetora do Pantanal.
Assumindo o posto do novo “Velho do Rio”, o fazendeiro ficará sempre por perto para cuidar de sua família, em especial seus filhos e netos. No entanto, somente Filó não conseguirá vê-lo. Não existe um motivo específico para isso. A hipótese mais provável é que a mulher não acreditará que o marido virou uma entidade, por isso ele nunca aparecerá para ela.
Na cena final da novela, Zé aparecerá de mãos dadas caminhando com seus dois netos: o filho de Irma e Zé Lucas, e a filha de Juma e Jove. “Vô, conta uma história”, pedirá a menina. “Que história ‘ocê’ quer que conte?“, indagará Zé. “Da moça virava onça“, responderá a garotinha. “Que nem ‘ocê’?“, falará o ‘véio’ Zé. “Só viro onça quanto eu ‘tô’ com ‘reiva’“, dirá ela.
Enquanto isso, Filó estará sentada vendo as crianças caminhando, mas sem ver o Velho Zé Leôncio. “Por que só essas crianças que vê esse ‘véio’ do rio… Se ele é mesmo Zé Leôncio, por que não aparece pra mim?“, se perguntará ela, pensativa. Em seguida, a novela se encerrará.
Veja também: Resumo da novela Pantanal