Em Mulheres de Areia, Isaura (Laura Cardoso) nunca escondeu a sua preferência pela filha Raquel (Gloria Pires), ao invés de Ruth. A idosa chega até mesmo a ser submissa aos caprichos da vilã, sempre a defendendo de forma fervorosa, mesmo diante de todas as ações erradas cometidas pela vilã. E nos últimos capítulos da trama, ela enfrentará um golpe devastador ao perder a filha predileta em um trágico acidente de carro.
Ao longo da história, Isaura sempre encobriu as falcatruas de Raquel, chegando a fortalecer o relacionamento da filha com Marcos (Guilherme Fontes), mesmo sabendo do amor de Ruth (Glória Pires) pelo ricaço. Além disso, a idosa manteve em segredo por um longo período a falsa morte da gêmea má.
Porém, na reta final da novela, Raquel acabará sofrendo um acidente de carro fatal, o que abala profundamente a esposa de Floriano (Sebastião Vasconcelos), que tinha na filha predileta sua única fonte de afeto.
Isaura se redime com Ruth
Devastada e enfrentando a dor da perda, Isaura cairá em uma profunda depressão, mas encontrará apoio na família. Essa tragédia, no entanto, terá um lado positivo, já que a idosa buscará uma redenção ao se aproximar de Ruth.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Nesse processo, ela revelará algumas atrocidades cometidas por Raquel, rompendo com o papel de cúmplice. Entre as revelações, Isaura esclarece que Marcos nunca traiu a mocinha com a gêmea má. Contrariando as aparências, Raquel armou um flagra, simulando que haviam dormido juntos, quando, na realidade, isso nunca ocorreu.
Vale ressaltar que a novela Mulheres de Areia foi escrita por Ivani Ribeiro e exibida originalmente pela Globo em 1993 na faixa das 18h. O elenco conta com grandes nomes como os de Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.