Em A Favorita, Irene (Glória Menezes) descobrirá que Flora (Patrícia Pillar) é a verdadeira vilã da novela. Apesar disso demorar para acontecer, a veterana, que estará escondida, ficará chocada ao ouvir a vilã confessar todos os seus crimes horripilantes.
Devastada, Irene, com a ajuda de Lara (Mariana Ximenes), procurará Donatela (Claudia Raia) para pedir perdão. A senhora, aliás, chegará a se ajoelhar perante a mulher, que ficará sem reação com a cena. “Me perdoa, filha! Eu sei que não mereço seu perdão. Sei que não mereço sequer que você olhe na minha cara. Mas ainda assim eu quero te pedir perdão!”.
“Calma, dona Irene, levanta”, dirá Donatela, impressionada. “Cometi um erro bárbaro, imperdoável, inominável. Esse erro custou a vida do meu marido. Por que tudo o que você disse a meu respeito, tudo o que jogou na minha cara… Você tinha razão. Eu nunca gostei de você. Sempre torci para o Marcelo se separar de você e ficar com a Flora. Eu botei aquela mulher nas nossas vidas 20 anos atrás e botei agora de novo. Meu Deus, a culpa é toda minha”, reconhecerá a avó de Lara.
Lara tentará acalmar Irene: “Não, vó, para com isso. A senhora não teve culpa de nada. A senhora é só uma vítima dessa história”. A senhora continuará lamentando ter sido enganada por Flora. “Por que não foi a mim que essa mulher matou? Teria sido muito mais justo. Quem merecia ter morrido era eu, não meu filho, meu marido. (…) E todos os horrores pelos quais vocês passaram? Você naquele cativeiro e você, naquele presídio e agora foragida. Meu Deus, que maldição é essa que tudo em que eu toco apodrece!”.
Nesse momento, Donatela resolverá falar o seu ponto de vista. “Dona Irene, eu entendo que o golpe que a senhora levou foi muito duro. Mas ficar se martirizando, não vai levar a nada.(…) Claro que o fato de a senhora não ir com a minha cara ajudou muito os planos da Flora. A senhora passou tanto tempo acreditando que eu só queria seu dinheiro que quando o diabo em pessoa apareceu, a senhora não conseguiu reconhecer”.