Em A Favorita, Donatela (Claudia Raia) conseguirá provar a sua inocência após conseguir fazer com que Flora (Patrícia Pillar) confesse todos os seus crimes. Por conta disso, a mulher será inocentada, recuperará sua vida de antes e voltará a viver como uma rainha.
Na reta final da novela, Donatela fará com que Flora confesse quem ela matou e todas as declarações da vilã serão ouvidas por pessoas num teatro às escondidas, inclusive a polícia. As cortinas do teatro serão abertas e a plateia começará a aplaudir Donatela. Rapidamente, Silveirinha, Halley (Cauã Reymond), polícia e advogados subirão ao palco para pegar Flora.
Na sequência, Flora conseguirá pular no fosso do teatro e escapar. Na queda, porém, ela machucará a perna. Ainda na fuga, Flora levará outro tombo. Sem poder correr, ela acabará sendo presa. Derida, será levada de ambulância para um hospital. No caminho, entretanto, usará um cilindro de oxigênio para atacar um enfermeiro e, assim, conseguirá fugir.
Com isso, haverá uma passagem de tempo de dois meses. Donatela já terá sido inocentada e estará radiante. Além disso, ela estará prestes a se casar Zé Bob (Carmo dalla Vecchia) no rancho. Por outro lado, de peruca preta, Flora entrará na mansão dos Fontini disfarçada como uma das funcionárias responsáveis pelo bufê da festa. O que será que ela aprontará?
A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.