Em Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) ficará dividido entre o amor por Maria Santa (Duda Santos) e a crescente paixão por Aurora (Malu Mader), e exigirá uma decisão definitiva da falecida esposa: ou ela virá buscá-lo ou ele se entregará completamente à sua nova paixão.
Inocêncio retornará a Ilhéus devido aos acontecimentos envolvendo João Pedro (Juan Paiva), que além de enfrentar a perda da filha que teria com Sandra (Giullia Buscacio), é acusado injustamente de atirar em Egídio (Vladimir Brichta), um crime que complicou ainda mais a situação da família.
Mesmo de volta a Ilhéus, Inocêncio continua pensando em Aurora. A conexão com a empresária é tão forte que ele considera até mesmo abandonar o comando da sua fazenda, passando a responsabilidade para seus herdeiros, e se mudar definitivamente para viver ao lado dela no Espírito Santo.
Em um esforço para resolver suas pendências, Inocêncio oferece a Mariana (Theresa Fonseca) a casa onde vivem e uma generosa pensão em troca do divórcio. Com isso, ele espera fechar um capítulo da sua vida e abrir caminho para um novo começo com Aurora.
Em meio a isso, o produtor de cacau mandará um recado claro para Santinha no Além: o prazo para ela buscá-lo se encerrará naquela noite. Essa é a primeira vez desde a morte dela que o protagonista considera desistir de se juntar a falecida esposa por causa de outra mulher.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
“Você jurou que vinha me buscar, Maria Santa… Eu vou lhe esperar mais essa noite… Depois eu desisto!”, refletirá o fazendeiro, sentado sozinho em uma cadeira. No entanto, a resposta de Santinha não vem, deixando ele ainda mais indeciso e aflito.
Enquanto Inocêncio lida com seus dilemas amorosos, a ameaça contra ele irá aumentar. Damião (Xamã), que deixou a fazenda para trabalhar com Egídio, descobre que o vilão planeja matar o rival. Por questão de segurança, Inocêncio decide sair de Ilhéus e deixa o comando da fazenda nas mãos dos filhos.