Em Renascer, Inácia (Edvana Carvalho) não terá sossego com a volta de José Inocêncio (Marcos Palmeira) à fazenda. Acontece que o coronel fica decido a realizar a festa do Bumba Meu Boi, ignorando os avisos da vidente, que prevê que o pior pode acontecer com ele.
Inácia tentará de todas as formas impedir que a festa aconteça, já que para ela, o coronel estará “caçando desgraça”, mas ele segue firme em sua decisão. “Aí tá as coisa toda que precisa pro Bumba… Faça o favô de aprontá tudo que eu vô resolvê o resto”, ordena ele, ao entregar um pacote a Inácia.
Ao invés de acatar a ordem, a governanta olha o pacote com desprezo e o deixa de lado. “Se ele acha que vai se saí com esse Bumba por aí até levá um tiro na câxa do peito ôtra vez, ele num me conhece!”, declara a veterana.
Enquanto isso, Ritinha (Mell Muzzillo), sem entender a gravidade da situação, tenta ajudar, mas Inácia pede que a filha queime o material da fantasia. Porém, o destino tem outros planos. Teca (Lívia Silva), em um momento de conexão espiritual, sente um chamado ancestral e decide levar o pacote para Morena (Ana Cecília Costa), que se encarregará de costurar a fantasia.
Inácia fica desesperada ao descobrir que Teca desapareceu com o material. Guiada por sua intuição, ela segue até a antiga casa de Maria Santa (Duda Santos), onde encontra a jovem, já em pleno processo de costura da fantasia, sob a influência do espírito de Quitéria (Belize Pombal).
Apesar de todos os esforços, Inácia não consegue impedir que a fantasia seja concluída, e se vê obrigada a terminar o trabalho que tanto tentou evitar, chorando enquanto costura o traje que poderá selar o destino do seu patrão.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Na festa do Bumba Meu Boi, ninguém sabe que é o próprio Inocêncio quem veste a fantasia, e o mistério sobre sua identidade é mantido até o momento em que ele, cansado e suado, se retira para se refrescar. Em meio a isso, uma pessoa desconhecida pega o traje e o usa para atirar no mocinho, que sofre a terceira tocaia que Inácia tanto temia.
Inicialmente, o público fica sem saber quem é o responsável pelo atentado. Apenas mais tarde é revelado que Egídio (Vladimir Brichta) é o culpado. O coronel, embora gravemente ferido, sobrevive ao ataque e é submetido a uma cirurgia de emergência, mas fica incapacitado de andar.