Em Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca) vão finalmente confessar um para o outro que estão levando uma vida infeliz juntos. A revelação acontece após o casamento de João Pedro (Juan Paiva) e Sandra (Giullia Buscacio), que trará à tona emoções reprimidas do casal.
Após o casamento, Inocêncio e Mariana retornam à fazenda, bêbados e abalados: Mariana, por causa dos sentimentos que ainda tem por João Pedro, e Inocêncio pelas memórias de Maria Santa (Duda Santos).
O fazendeiro inicia a discussão, questionando Mariana sobre o que fez ela chorar durante a cerimônia. A jovem, tentando disfarçar seus sentimentos, alega ter se emocionado com as palavras do pastor Lívio (Breno da Matta), mas também provoca o marido, sugerindo que ele estava pensando em Maria Santa.
Em um momento de descuido, Inocêncio chama Mariana pelo nome da falecida, o que causa uma reação de raiva e dor em Mariana. Ela ironiza, dizendo que confundir nomes parece ser “um hábito de família”. A discussão aumenta, com Inocêncio repetindo o erro, e Mariana explodindo de raiva.
O protagonista até tenta se desculpar, admitindo que bebeu demais e não sabe o que está falando, mas reconhece que nunca poderia ver Mariana como sua Maria Santa. Magoada, Mariana rebate, dizendo que ele também nunca poderia ser seu João Pedro.
Inocêncio fica chocado com a confissão da esposa, perguntando se ela desejava estar no altar com João Pedro em vez de Sandra. Mariana nega, mas Inocêncio insiste que ela chorou por causa de João Pedro. A jovem, então, revela que chorou por si mesma, assim como ele chorou lembrando de “sua Santinha”.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Inocêncio admite que estava pensando em Maria Santa enquanto dançava com Mariana. Diante da confissão de José Inocêncio, Mariana questiona se não seria justo ela pensar em João Pedro também.
A discussão, então, toma um rumo mais sombrio, quando José Inocêncio lembra do plano de Mariana de matá-lo para vingar a morte de Belarmino (Antonio Calloni). Mariana nega a intenção de matá-lo, afirmando que sacrificou o que tinha de mais sagrado dentro de si para estar ao lado dele.
Cambaleando, o fazendeiro se serve de mais bebida e propõe um brinde amargo à esposa. “Um brinde a nós, Mariana… Dois infelizes…”, falará ele. Mariana pega sua dose e completa o brinde. “A nós… E a João Pedro, que pagou sozinho pelos nossos pecados!”, finalizará ela.