Em Pantanal, a vida de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) vai se tornar um inferno após Tenório (Murilo Benício) descobrir os chifres que levou. Após romper relações com o marido, a mulher passará a viver numa chalana e tentará suicídio. No entanto, o dono da embarcação, como um anjo, conseguirá impedir o pior e a convencerá de desistir de tirar a própria vida.
Nos próximos capítulos da novela das 21h da Globo, Tenório vai se revoltar ao ter a confirmação de que anda sendo traído pela mulher. Ao retornar de uma viagem, ele mandará Bruaca embora de casa e, depois, ficará na mira de um revolver. Na ocasião, a mãe de Guta (Julia Dalavia) tentará matar o marido, mas errará o tiro. Com ódio, Tenório a humilhará e a expulsará de casa sem direito a nada.
Maria Bruaca passará a viver sem rumo até começar a morar em uma chalana. Depois de algum tempo, a mulher ficará conhecida como “Maria da Chalana”. No entanto, Bruaca não conseguirá esquecer tudo o que passou na mão de Tenório e resolverá tirar a própria vida.
Ela estará viajando na chalana junto com Túlio, o condutor, quando decidir cometer suicídio. Durante o trajeto, Maria se preparará para pular no rio para virar comida de piranhas, quando Túlio segura em seu o braço e a impede de fazer besteira.
“Por maior que ‘seje’ a dor que a ‘sinhora’ teje passando, a ‘sinhora’ tá viva! A vida é uma benção do pai lá de cima. Besteira, dona. Dessa ‘viage’ ‘num’ tem ‘vorta’“, dirá ele. Bruaca, por sua vez, desabará em lágrimas e desistirá de acabar com a própria vida.
Veja também: Em Pantanal, Tiberio dá a volta por cima, “nasce” de novo e volta para matar Levi
Vale destacar que Pantanal, trama adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990.