A Globo estreia o BBB 25 nesta segunda-feira (13), e o reality já foi responsável por emplacar diversas atrizes nas novelas da emissora. As mais famosas são Grazi Massafera, Jade Picon e Rafa Kalimann. Mas como nem tudo são flores, elas enfrentaram problemas dentro e fora dos bastidores.
O Big Brother Brasil ainda emplacou vários outros nomes no elenco das novelas da Globo, como é o caso de Vanessa Pascale, que participou da primeira temporada do programa. Ela estreou em Sabor da Paixão e fez alguns trabalhos na emissora. Voltou às novelas em Totalmente Demais e Malhação. Além disso, fez participações em tramas como Salve-se Quem Puder, Um Lugar ao Sol e Cara e Coragem.
Outra que também emplacou como atriz na emissora foi Juliana Alves, que estreou em Chocolate com Pimenta. Em sua trajetória, ela ainda integrou o elenco de novelas como Duas Caras, Caminho das Índias, Ti-Ti-Ti (remake), Cheias de Charme, Babilônia, Sol Nascente, O Tempo Não Para, Salve-se Quem Puder e Amor Perfeito. Atualmente, ela está no ar em Volta por Cima com a personagem Cida.
Preconceito e humilhação na Globo
Mas nessa trajetória de ex-BBBs nas novelas, nem tudo deu certo. Depois de ser vice-campeã do Big Brother Brasil 5, Grazi Massafera iniciou sua carreira de atriz em Páginas da Vida, novela das oito exibida em 2006.
A escalação da então novata que vinha do BBB5, no entanto, desagradou alguns colegas de elenco e ela viveu dias difíceis. Nos bastidores, ela sofreu com o preconceito de atores do elenco.
“Nos corredores, era muito estranho. Existiam piada, atrizes que me viravam o rosto, teve de tudo. Na minha primeira cena de choro, uma atriz virou para mim e falou, baixinho: ‘agora quero ver você chorar’. O diretor ouviu isso e me protegeu, tirando todo o elenco de cena. Depois foi até fácil de chorar, ela acabou me ajudando”, relatou Grazi em um desabafo anos depois.
Apesar de não revelar os nomes dos atores que a maltrataram no início da carreira, a atriz entregou outras maldades que sofreu nos bastidores. Ela contou que esconderam um estojo de maquiagem em sua bolsa para acusá-la de roubo. Além disso, na mesma época, também se deparou com um boneco de vodu dentro de seu carro no estacionamento do Projac (atualmente chamado de Estúdios Globo).
De humilhada a destaque na Globo
Mesmo diante dos problemas, Grazi seguiu sua carreira, com papéis em novelas como Desejo Proibido e Negócio da China, em que interpretou sua primeira protagonista. Na sequência, vieram tramas como Tempos Modernos, Aquele Beijo, Flor do Caribe e Verdades Secretas, que lhe rendeu a indicação ao Emmy Internacional de melhor atriz.
Ela também esteve em A Lei do Amor, O Outro Lado do Paraíso e Bom Sucesso. Seu último papel nas novelas da Globo foi em uma participação em Travessia. Depois, ela integrou o elenco do remake de Dona da Beja, da Max, ainda inédita.
Virou chacota
Aposta da Globo após participar do BBB22, a influenciadora Jade Picon estreou nas novelas em Travessia, em que interpretou Chiara, justamente a filha da personagem de Grazi Massafera. Ainda sem uma boa desenvoltura como atriz, a jovem recebeu duras críticas por conta de sua atuação.
Nas redes sociais, alguns telespectadores chegaram a classificar a atuação de Jade como “robótica” e ela virou alvo de piada por causa de algumas cenas. Após o trabalho que lhe rendeu críticas, a influenciadora não retornou às novelas.
Em entrevista ao Programa do João, na Band, Jade desabafou sobre a experiência como atriz em Travessia. “Foi uma experiência muito interessante em que pude usar as críticas. Eu lia as críticas e podia colocar elas em prática, porque quando você é criticado, às vezes, a crítica está certa. Ninguém é perfeito”, disse ela, em 2023.
Críticas e confusão
Outra ex-BBB que se tornou alvo de críticas é Rafa Kalimann. A influenciadora, que participou do BBB20, se tornou mais uma aposta da Globo e, no passado, fez parte do elenco de Família é Tudo, exibida no horário das sete.
Assim como Jade Picon, ela ganhou um papel importante logo de cara e viveu a vilã Jéssica. No entanto, Rafa logo passou a ser criticada por causa de seu fraco desempenho atuando. Além disso, surgiram informações de que sua pouca prática como atriz estaria prejudicando o andamento das gravações e irritando colegas de elenco.
Todos sempre negaram os problemas. Rafa, por sua vez, contou que ignorou as críticas que surgiram nas redes sociais. “Sabia desde o começo que o que deveria prevalecer para mim é a opinião do público do sofá, que é o ouvido pela pesquisa de fato, além dos diretores e autores que sabem o que está acontecendo no set e das intenções da personagem, do que um público que vê frames na internet e que quer criticar porque é um hype”, disparou ela em entrevista ao Gshow, no ano passado.
Agora, resta saber se um outro nome sairá do BBB 25 diretamente para as novelas. Dessa vez, no entanto, o elenco do reality show conta até com uma atriz já formada: Vitoria Strada, que já fez três protagonistas nas novelas da Globo.