Em Mulheres Apaixonadas, o psicológico de Heloísa (Giulia Gam) ficará cada vez mais abalado e Helena (Christiane Torloni), chocada com a situação da irmã, chegará a conclusão de que a mulher deve ser internada em uma clínica psiquiátrica. O problema é que a loira armará o maior escândalo para não ser levada de casa: “eu não estou louca”, gritará.
“Nós vamos tê-la que internar para o seu próprio bem”, dirá o diretor do manicômio. “Me internar? Para o meu próprio bem? Vocês querem se ver livres de mim? Vocês querem que eu suma, que eu desapareça!”, gritará a personagem de Giulia Gam. “A gente só quer que você fique boa”, dirá Helena.
Helô se negará a ir: “Eu não estou louca, eu não estou doente”, gritará. “Eu sou uma mulher apaixonada, só isso!”, continuará ela. Nesse momento, chegarão os médicos do hospital psiquiátrico no quarto de Heloísa e, para acalmá-la, aplicarão um calmante nela.
Por fim, Heloísa tentará se soltar, mas os médicos prenderão a mulher para aplicar a injeção. Rapidamente, a irmã de Helena começará a ficar dopada e, mais tarde, levada ao hospital psiquiátrico, onde receberá os cuidados médicos para o seu tratamento.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.