Em Além da Ilusão, Heloísa (Paloma Duarte) e Leônidas (Eriberto Leão) transarão pela 1ª vez. O protagonista, então, ficará emocionado e pedirá a amada em casamento. Por outro lado, a personagem de Paloma Duarte dará um fora no pretendente, deixando-o chocado.
“Não posso retribuir esse amor. Não porque não goste de você, ou porque não queira, mas é porque não consigo me permitir ser feliz longe da minha filha. Eu não seria capaz de me entregar por inteiro a esse amor, e você não merece isso”, justificará a veterana, para a surpresa de Leônidas.
Leônidas vai implorar para Heloísa falar sobre o pai de Clarinha: “Não é a falta da sua filha que te fechou pro amor. Porque são dois tipos de amor totalmente diferentes. Quem te fechou pro amor foi o pai da menina. Me fala o nome dele. Sei quem é, mas quero ouvir da sua boca”.
Veja também: Resumo da novela Além da Ilusão
Heloísa, por sua vez, se sentirá a vontade para contar o que aconteceu no passado: “Quem me fechou pro amor foi o Matias“. “Foi assim que tudo aconteceu. Eu tinha 17 anos, a Violeta e o Matias vieram passar umas férias na fazenda”, iniciará ela.
Nesse momento, o público verá um flashback inédito com cenas do vilão chegando ao engenho com a mulher e Elisa (Larissa Manoela) ainda criança. Sedutor, o juiz aparecerá beijando a mão de Heloísa (interpretada por Clara Duarte na juventude) e depois a observando costurar.
Veja também: Davi pede a mão de Isadora em casamento, é detonado por Violeta e leva sermão: “Traiu minha confiança!”
Matias entregará um bilhete para Heloísa escrito “você é linda”. Na sequência, o vilão surgirá pressionando a jovem na parede para beijá-la. “Fazia anos que não via meu cunhado, fiquei completamente encantada. E ele logo percebeu. Aquele homem lindo, mais velho e poderoso me seduziu com falsas promessas, e eu me entreguei a ele”, narrará a irmã de Violeta para Leônidas.
“Logo engravidei, fiquei desesperada, mas achei que ele fosse fugir comigo e reconhecer a criança. Mas tudo que ele fez foi um monte de ameaças. Disse que mataria nós duas se contasse que ele era o pai. Fiquei em pânico, a quem recorrer!“, continuará ela.
“E eu também não queria perder o amor da minha irmã. Porque eu traí a Violeta. Fui desleal com ela, que sempre foi minha melhor amiga. E essa culpa me consome até hoje… Se você soubesse o medo que eu tenho que ela descubra … Tremo, passo mal só de imaginar o quanto ela vai me odiar. Por isso, não tive coragem de falar a verdade. E, aí, o meu pai me arrancou a Clarinha dos braços”, relembrará a sofredora.