Nos próximos capítulos de Travessia, Ari (Chay Suede) e Brisa (Lucy Alves) vão se tornar grandes rivais ao travarem uma disputa pela guarda de Tonho (Vicente Alvite). Enquanto o arquiteto terá o apoio de peso de Guerra (Humberto Martins), a lavadeira contará com a ajuda inesperada de Helô (Giovanna Antonelli).
E quando essa guerra estourar de vez, a delegada perceberá algo aparentemente simples, mas que poderá colocar em risco a vitória da protagonista na Justiça: o fato dela não conseguir comprovar residência fixa. Para isso, Helô terá de correr para conseguir um endereço fixo para a mocinha na cidade antes que seja tarde demais.
Depois de muita correria, quem resolverá auxiliar Brisa nessa questão é Ciça (Mariana Consoli). A mulher oferecerá sua casa para a maranhense morar e assim ter como comprovar residência fixa nessa disputa pela guarda do filho.
DNA atesta que Brisa não é mãe de Tonho
Essa guerra pela guarda de Tonho, no entanto, ainda terá muitos desdobramentos, e chegará ao ponto de ser solicitado um exame de DNA que surpreenderá a todos ao atestar que Brisa não é mãe do garoto. Tudo começará com uma fake news espalhada por Núbia (Drica Moraes), que tentará prejudicar a protagonista afirmando que ela havia abandonado o marido e o filho para fugir com Oto (Romulo Estrela).
Veja também: Resumo da novela Travessia
Essa fofoca chegará a levantar a hipótese de que Tonho não seja filho de Ari, mas ofendida com a situação, a própria lavadeira vai sugerir um teste de DNA, que mostrará que ela não é mãe do garoto. Isso, no entanto, acontecerá porque a protagonista tem uma condição genética rara, chamada Quimerismo, que consiste em sequências de DNA diferentes dentro do seu corpo, o que faz com que o exame mostre que o garoto é filho apenas de Ari, que assim conquistará a sua guarda.
Para provar que é mãe de Tonho, Brisa decidirá ir atrás das lavadeiras que testemunharam o seu parto, mesmo sendo julgada por outros populares. A protagonista, no entanto, ganhará o apoio de Dante (Marcos Caruso), que vai se interessar pelo seu caso e tentar comprovar a sua versão através da ciência.