Em Mulheres Apaixonadas, o casamento de Heloísa (Giulia Gam) e Sérgio (Marcello Antony) entrará em crise. Aos poucos, a mulher se transformará em uma pessoa possessiva e ciumenta, causando desastres entre ela e o marido. Por outro lado, a personagem entende que um filho poderia salvar sua relação com o bonitão, mas revelará algo para Helena (Christiane Torloni) que nunca contou para ninguém: ela fez laqueadura proposital há anos para não engravidar.
A princípio, Heloísa estará no hospital após mais um de seus surtos. Em conversa com Helena, ela vai abrir o jogo ao dizer que não pode ter filhos. A esposa de Téo (Tony Ramos), ingênua, responderá que já desconfiava que a irmã era estéril, mas ouvirá o que realmente aconteceu.
Veja também: próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
Na ocasião, Heloisa avisará que fez uma laqueadura antes de se casar. Escondida do marido e das irmãs, ela arrumou um médico clandestino que aceitou um bom dinheiro para ligar suas trompas. “Eu fiz uma laqueadura intubaria, logo depois que eu casei. Justamente para não poder engravidar”, contará, explicando que partiu dela a vontade de nunca ter filhos.
Helô, por sua vez, tentará justificar o ato insano porque não podia tomar pílula e que jamais pediria a Sérgio para usar preservativo. “Eu fiz isso para não perder ele, para não ter que dividir ele nem mesmo com um filho”, dirá Heloísa. “O Sérgio até hoje acha que eu tomo pílula”, acrescentará.
Helena repreenderá Heloisa: “Você não podia ter feito isso! Você matou a possibilidade de ser mãe. E esse médico assassino, quem é esse médico que fez isso com uma menina, uma moça tão jovem, tão saudável!”, disparará a personagem de Christiane Torloni, revoltada. “Burra, burra é isso que você é!”,gritará. Minutos depois, Sérgio chega ao quarto, mas não escutou nada da treta entre as irmãs.
A novela foi foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.