Cansada de sofrer, Helena (Vera Fischer) tomará uma decisão bastante difícil envolvendo seu relacionamento com Edu (Reynaldo Gianecchini) em Laços de Família. O fato é que ela resolverá terminar seu namoro com o bonitão e ainda, de praxe, pedirá para que ele fique com Camila (Carolina Dieckmann).
Após descobrir que a filha está gostando do rapaz, a personagem de Vera Fischer ficará completamente “sem chão” e, com isso, se recordará de uma profecia que foi lhe feita durante a passagem de ano novo.
Porém, com o passar dos dias, a protagonista ficará sabendo que o namorado também está sentindo algo pela garota e, desta forma, pedirá um tempo na relação deles. Isso, no entanto, fará com que o sobrinho de Alma (Marieta Severo) reapareça na casa de Helena para uma conversa particular.
E tudo acontecerá após um acidente em que o galã se envolverá nos próximos capítulos. “Porque nós adiamos tanto esse encontro?”, perguntará a loira. “Você me pediu um tempo, eu dei”, justificará o personagem de Reynaldo Gianecchini.
“Eu pedi mais por você do que por mim. Eu to sabendo, eu to sentindo o que rola no teu coração. Eu não quero impedir que você seja feliz do modo que você escolheu, do como você acredita que vai ser”, rebaterá a tia de Íris (Deborah Secco). “Eu amo você”, disparará o irmão de Estela (Júlia Almeida).
“Eu acredito que você ainda me ame, mas você não ama só a mim. Teu coração tá dividido, teus pensamentos estão divididos. E é natural que um novo amor acabe com um velho. Você tá lutando contra e isso tá fazendo você sofrer demais. Você não quer deixar de me amar, mas tá deixando”, comentará a veterana.
Mesmo após negar, Edu se convencerá das palavras ditas por ela, que, na sequência, chegará perto dele e lhe dará um beijo. “Edu, você tá sabendo que esse é nosso último encontro?”, perguntará a personagem. Em seguida, Edu questionará sobre o motivo e a mulher falará que isso se dará como uma forma de evitar com que os dois sofram.
A partir daí, o garanhão tentará convencê-la a mudar de ideia, mas será em vão, pois Helena já está decidida a pôr um fim no relacionamento deles. “Para de inventar desculpas! A gente não se ama mais como se amava. E a gente tem que falar as coisas porque senão ficamos mau um com o outro. Estou querendo que você diga o que está sentindo, sem rodeios, sem medo de me magoar”, pedirá ela. “Eu amo você”, repetirá o jovem.
“Mas eu não te amo. Não te amo mais como eu te amava, como eu te amei. Eu não te amo mais como eu achava que ia te amar a vida inteira. É o que eu to sentindo”, retrucará a irmã de Ingrid (Lília Cabral), dando as costas.
Depois disso, Edu a beijará, mas Helena se afastará. “A Camila ama você. Eu sei que você ta mexido com isso. Que você ta sofrendo porque está dividido entre nós duas. Porque todo esse sofrimento? Você acha que eu ia impedir esse amor? Que eu ia colocar algum obstáculo entre vocês dois? Eu só me arrependo de não ter feito isso antes. Porque eu teria evitado muita briga, muita dor”, revelará a filha de Aléssio (Fernando Torres).
“Você tem razão, eu to mexido mesmo. To me sentindo meio dividido. Meio atordoado com esse sentimento que nasceu e foi crescendo meio sem eu entender direito o que estava acontecendo. Uma sensação de amor, mas que tá no ar. E que não tem firmeza ainda, não tem clareza”, confessará o protagonista, que ouvirá da amada que ele está livre para ficar com Camila.