Faz tempo que a Globo conseguiu atingir um número parecido: 29,5 pontos de média em um capítulo de uma novela das 23h. Tratava-se de Gabriela, o remake da trama de sucesso exibida originalmente em 1975 e baseada na obra homônima de Jorge Amado.
Veja também – Televisa do Brasil? Confira cinco novelas da Globo que pareceram um dramalhão mexicano
O último capítulo exibido em 26 de outubro de 2012 beirou os 30 pontos e literalmente parou o Brasil. Foi transmitido excepcionalmente após a novela das nove em alguns estados por conta dos debates às prefeituras. Segundo matéria do UOL divulgada sobre o final da trama protagonizada por Juliana Paes, o pico de audiência chegou aos 31 pontos.
Entre os desfechos, teve Nacib (Humberto Martins) laçado aos encantos da moça do cravo e canela, mesmo tendo os dois se separado. Eles continuaram o romance não-oficializado por opção de Gabriela (Juliana Paes), que foi pedida em casamento pelo turco e rejeitou o convite.
Tonico (Marcelo Serrado) não teve jeito: no último capítulo, continuou com seu lado mulherengo e galanteador, mesmo que fosse casado com Olga (Fabiana Karla), a esposa ciumenta e que jamais abrirá mão de ficar de olho no marido.
Ramiro (Antônio Fagundes) teve seus dias de coronel e mandachuva da pacata cidade do interior ceifados por um intervém inesperado: sofreu um infarto e a cidade parou com a morte inesperada do prefeito.
Veja também – Os casos mais polêmicos de ex-atores da Record que saíram falando mal da emissora
Gerusa (Luiza Valdetaro), por sua vez, deixa os caminhos do Senhor e encerra a pureza para dar lugar ao coração. Os pais finalmente permitem seu romance com Mundinho (Mateus Solano), enquanto ele se torna um grande político da região. Ela engravida e o casal dá a luz a um verdadeiro milagre, fruto desse amor.
Já Maria Machadão (Ivete Sangalo) aproveita a fortuna deixada por Ramiro (Antônio Fagundes) para mudar de vida. A herança lhe dá a oportunidade de virar a página de sua vida onde tinha escrito que ela seria uma grande quenga no Bataclan, lugar que passa a fazer parte de seu passado.
Veja também – Destaque em Da Cor do Pecado, atriz abandona carreira e rejeita retorno às novelas; saiba quem!
Assim, Machadão se torna uma mulher direita e séria. Zarolha (Leona Cavalli) segue os mesmos passos da quenga maioral e, ao se casar com Manoel das Onças (Mauro Mendonça), sela esta nova fase. Pirangi (Gero Camilo) fica responsável por ocupar o posto de Maria Machadão.
Lindinalva (Giovanna Lancellotti) finalmente conseguiu viver em paz ao lado de Juvenal (Marco Pigossi), o qual fez a moça sofrer bastante. Para combinar com a nova fase, os dois vão morar em Salvador onde ninguém os conhece. Berto (Rodrigo Andrade) ainda tenta destruir o clima de felicidade, mas é morto a tiros por Negro Fagundes (Jhe Oliveira).
Veja também – Eles cresceram: após 20 anos, saiba como está hoje em dia o elenco mirim de O Clone
Por fim, Jesuíno (José Wilker) fica cara a cara com as garras da lei. Ele termina a novela sendo condenado pelos assassinatos de Sinhazinha (Maitê Proença) e Osmundo (Erik Marmo).