
Nos últimos capítulos de Terra Nostra, Gumercindo (Antônio Fagundes) descobrirá que José Alceu (Guilherme Bernard) é seu filho e ficará profundamente emocionado com a revelação. Determinado a oferecer ao garoto um futuro digno, o fazendeiro decidirá pagar a melhor escola e assumir todas as despesas necessárias para que ele cresça e se transforme em um homem instruído e preparado para a vida.
A essa altura, Maria do Socorro (Débora Duarte) já terá se acertado com Naná (Adriana Lessa) sobre o passado. A veterana ainda carregava a mágoa por saber que a jovem teve relações com seu marido e, desse momento íntimo, ter engravidado.
As duas compreenderão que foram vítimas de Gumercindo e que não tiveram culpa de nada. Com isso, Maria do Socorro permitirá que o marido ajude José Alceu. Naná, embora continue evitando qualquer aproximação com o fazendeiro, concordará que o ex-patrão coloque o menino em uma boa escola e que cuide das despesas dele.
Nas cenas finais do folhetim, Gumercindo fará questão de acompanhar José Alceu até a escola para garantir que ninguém duvide da paternidade do jovem por causa da cor de sua pele. No caminho, o personagem de Antônio Fagundes dará conselhos ao filho: “Aconteça o que acontecer, você nunca esqueça que é meu filho. É um colégio de brancos… Eles podem implicar com você, mas leve isso muito a sério.”
Veja também: Resumo dos próximos capítulos de Terra Nostra
José Alceu concordará com as orientações do pai. Em seguida, Gumercindo fará um alerta, afirmando que não deseja que o filho seja covarde: “Eu não quero o meu filho de cabeça baixa (…) Lembre-se de que você é meu filho”. Com bom humor, José reagirá: “Se alguém passar da conta…”. Gumercindo, então, responderá prontamente: “Senta a mão.” Logo depois, contudo, ele se corrigirá: “A violência nunca resolveu nada nesta vida.”
Por fim, José Alceu emocionará o pai ao declarar: “Um dia, o senhor ainda vai ter orgulho de mim”. O veterano responderá: “Eu já tenho, filho. Eu já tenho”.





