Em Terra e Paixão, Graça (Agatha Moreira) terá mais um motivo importante para se casar com Daniel (Johnny Massaro) a qualquer custo, mesmo diante das turbulências na relação deles, que fazem com que o rapaz cogite até mesmo colocar um ponto final no relacionamento.
Acontece que Daniel acaba se apaixonando por Aline (Bárbara Reis), e por isso mesmo, deseja largar tudo para se entregar a um romance com a mocinha. Porém, Irene (Glória Pires) descobre tudo, e apesar de demonstrar apoio para o filho, pelas suas costas, ela já planeja algo para impedir que haja algo entre os dois.
A vilã, então, orienta Graça a fingir que está grávida de Daniel e que a gestação é de risco, tudo isso para pressionar o rapaz a se casar com ela. Porém, mesmo após receber essa notícia, ele ainda se mostra disposto a terminar tudo com a patricinha, esperando apenas o bebê nascer para fazer isso.
Ao descobrir que Daniel não irá se casar com Graça mesmo com a jovem estando grávida, Irene toma uma decisão radical, e conversar pessoalmente com Aline, avisando que a relação dela com o seu filho poderá destruir a vida dele, impedindo que Antônio (Tony Ramos) o coloque como sucessor dos negócios da família.
Graça descobre que os seus pais estão falidos
Abalada, a protagonista, então, decide terminar o romance com Daniel, que fica arrasado e sem entender o motivo. Assim, o rapaz decide seguir com Graça, e isso será a verdadeira salvação para a patricinha.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
Acontece que, nos próximos capítulos da trama, ela acabará descobrindo que os seus pais, Gladys (Leona Cavalli) e Tadeu (Claudio Gabriel), estão falidos, e depositam todas as suas esperanças no casamento dela com Daniel para conseguirem sair do buraco.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.