Sem uma temporada inédita na Globo desde 2020, quando foi ao ar Toda Forma de Amar, Malhação pode finalmente retornar à emissora carioca em um formato renovado. Uma sinopse inédita, intitulada Eu Quero É Ser Feliz, está sendo cogitada para se tornar uma série no Globoplay. Os irmãos Eduardo e Marcos de Carvalho, autores da sinopse, receberam a encomenda de atualizar a trama para uma nova avaliação.
Os Irmãos Carvalho são conhecidos por seus trabalhos premiados, como os curtas Chico (2016) e Eu, Minha Mãe e Wallace (2018). A história de Eu Quero É Ser Feliz se passa em uma escola considerada uma das piores do Brasil, mas a situação começa a mudar quando os próprios alunos decidem assumir o controle dentro da instituição.
Os protagonistas incluem personagens como Doralice, uma adolescente de 17 anos que cria um canal no YouTube onde finge ser uma conselheira sobre sexo, mesmo sem entender do assunto. Alisson, outro personagem, discrimina seus colegas mesmo sendo negro, sem consciência social e racial, aceitando a marginalização pela sociedade devido à sua origem humilde e estilo de vida.
Talita, por sua vez, é uma novata que não se encaixa em nenhum grupo da escola até se unir a Doralice e Alisson quando descobrem a possibilidade de fechamento da instituição. Os alunos fazem um acordo com um secretário corrupto do governo, que promete melhorias em troca.
Produção para o Globoplay
Originalmente, a novela teria um elenco composto por 70% de atores negros, refletindo uma escalação inclusiva que os autores explicaram em um texto-desabafo no Instagram na época do cancelamento da série.
Embora a encomenda da sinopse Eu Quero É Ser Feliz tenha ocorrido antes da saída de Erick Brêtas, responsável pelo Globoplay na época, a expectativa é que Manuel Belmar, o novo responsável, mantenha alguns planos do antigo executivo.