Conforme noticiamos aqui no Resumo das Novelas On, a Globo não quer mais lançar uma nova faixa de reprises em uma espécie de “Vale a Pena Ver de Novo 2” e está com outras ideias. Agora, a proposta é que se tenha outro projeto inédito no horário de Malhação.
Veja também – Desempregado, ator de Malhação passa por dificuldades e recorre a auxílio do governo para sobreviver
Porém, como se sabe, Malhação começou apenas em 1995. Você já parou para pensar o que esteve ocupando esta faixa antes da existência da novelinha teen? Vamos relembrar alguns exemplos:
Sessão Aventura
Ressuscitada em maio deste ano por um curto período, a Sessão Aventura é uma velha conhecida dos fanáticos em televisão. Esteve no ar originalmente entre 1977 e 1994, e a intenção era exibir seriados para o público infanto-juvenil.
Diferentemente da Sessão da Tarde, o propósito era exibir justamente produções com duração curta, como eram os casos de seriados de O Incrível Hulk, Lassie, Rin Tin Tin e dentre outras. Por um breve período (1991 à 1993), esta sessão também exibiu novelas, repetindo a ideia de “Vale a Pena Ver de Novo 2” que esteve sendo cogitada imediatamente após o fim de Malhação.
Globinho
Com proposta semelhante ao TV Globinho conhecido por nós antes de Fátima Bernardes ocupar as manhãs da emissora carioca, o Globinho era transmitido sempre aos fins de tarde. Segundo o Memória Globo, o Globinho surgiu com o objetivo de ser um telejornal voltado para a infância, mesclando exibição de desenhos clássicos com notícias leves e de fácil compreensão.
Veja também – Fim de Malhação na Globo: relembre as temporadas de maiores sucessos da novela
Em seus primeiros anos, este objetivo se manteve, mas os desenhos sempre foram a principal atração do programa, que em 1977 chegou a ser exibido por dois momentos na programação: no fim das manhãs e no fim das tardes.
Sítio do Pica-Pau Amarelo
A primeira versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo na Globo, exibida de 1977 à 1986, teve uma longa presença no horário em que, até o momento, quem ocupa é Malhação. Mais especificamente de 77 à 81, e depois em 85 e 86, o seriado clássico baseado na obra de Monteiro Lobato foi apresentado aos brasileiros nos fins de tarde.
É lembrado até hoje, mais até do que a segunda versão exibida no século 21 a qual os mais novos vão lembrar muito bem. O primeiro Sítio na Globo foi um sucesso e recebeu incentivo do governo federal por meio do MEC, que dividia os direitos de transmissão com a TVE (atualmente, TV Brasil).
Os Trapalhões
Com a morte de Mussum em 29 de julho de 1994, a equipe de Os Trapalhões ficou em estado de choque. Sem condições de gravar novos episódios e de prosseguir diante da perda, o sitcom ficou sendo reprisado às 17h por alguns meses.
Veja também – Quatro novelas que viraram o jogo e conseguiram superar o fracasso
Antes do ocorrido, já havia um esquema não-fixo de reprises dos melhores momentos nesta faixa, tanto é que há alguns historiadores de TV que se confundem, achando que este era o horário tradicional do programa.
Caso Verdade
Com a elaboração do projeto de ter um produto da dramaturgia antecedendo a novela das seis, foi criado o Caso Verdade. Teve longa duração e sempre às 17h30, com um episódio indo ao ar por semana. Os episódios eram divididos em cinco partes, cada uma com 25 minutos.
As temáticas eram ilustrações de casos reais, crimes impactantes e momentos relevantes vividos no Brasil. Os telespectadores participavam enviando exemplos de histórias e havia um núcleo em que mesclava o fato jornalístico com a história de ficção.
Teletema
Diante do fim do Caso Verdade em 1986, a Globo parece ter gostado do resultado e manteve um programa parecido no ar. Foi aí que o formato continuou com o Teletema, sempre no esquema de um episódio dividido em cinco partes e com exibição de segunda à sexta-feira.
Veja também – Confira cinco novelas que fizeram sucesso no Brasil, mas não deram certo no exterior
A estreia ocorreu no mesmo ano da extinção de seu antecessor, mas não durou muito tempo e foi substituído pelo retorno da Sessão Aventura, que esquentou lugar para a chegada de Malhação. A diferença entre o Caso Verdade e o Teletema era que, neste último caso, não havia intenção de serem exibidas histórias reais.