A Globo teve que interromper as gravações de todas as suas novelas inéditas no início do ano passado após a explosão de casos de Coronavírus no Brasil. Visando promover o distanciamento social e impedir a contaminação dos seus funcionários, o canal agiu rapidamente e escalou reprises no lugar das tramas inéditas.
Agora, em 2021, vem todo o trabalho de reestabelecer o cronograma inédito. A primeira tentativa foi com Amor de Mãe, com os últimos capítulos sendo exibidos. A recepção, no entanto, foi péssima e o final foi rejeitado em relação ao início aclamado. A trama ainda teve que ser substituída por outra reprise, a de Império.
Veja também – Marcela se rende ao amor por Edgar e decide fugir com ele pro Rio de Janeiro
É que a segunda onda chegou com tudo no Brasil, impedindo a estreia da novela inédita que estava prevista até então. De acordo com a jornalista Patricia Kogut, do jornal O Globo, as datas de estreia das novas tramas inéditas ainda estão sendo discutidas, pois a Globo teme que as tramas sejam paralisadas após estrearem.
TESOURA EM IMPÉRIO
A Globo está levando ao ar sua terceira reprise no horário das 21h desde que suspendeu as gravações de Amor de Mãe, no início do ano passado. Trata-se de Império, trama de Aguinaldo Silva que fez um enorme sucesso em sua exibição original, mas que não vem conseguindo repetir o feito na sua reapresentação.
Um dado curioso sobre o folhetim foi divulgado pelo site NaTelinha: a trama perdeu 31% do tempo de arte original nessa edição especial. No sábado, exibindo o capítulo 12, a Globo já mostra acontecimentos que originalmente só foram ao ar no 19. No capítulo 12, inclusive, a emissora condensou dois na íntegra.
Embora a Globo esteja passando a tesoura em Império, muito provavelmente isso não tem a ver com a audiência, já que os capítulos estão indo ao ar como já foram projetados. Como a trama tem mais de 200 capítulos, o canal se esforçou para torná-la menos cansativa, o que foi uma das reclamações do público.