Após ter dado vida à personagem Laura em Mar do Sertão (2022), Eli Ferreira foi escalada para interpretar uma professora no remake de Renascer, o qual estreia na próxima segunda-feira (22) no lugar de Terra e Paixão. De acordo com informações do jornal O Globo, a atriz será Lu, uma mulher que luta pelos direitos trabalhistas da classe, papel este que foi feito pela falecida e consagrada atriz Leila Lopes (1959 – 2009) na versão original da trama, que foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, em 1993.
No elenco também estarão Marcos Palmeira, Humberto Carrão, Juliana Paes, Duda Santos, Vladimir Brichta, Julia Lemos, Irandhir Santos, Alice Carvalho, Belize Pombal, Fabio Lago, Pedro Neschling, Adanilo, Patrícia França, Evaldo Macarrão, Jackson Antunes, Rodrigo Simas, Maria Fernanda Cândido, Theresa Fonseca, Sophie Charlotte, Xamã, Mell Muzzillo, Juliane Araujo, Renan Monteiro, Marcello Melo Jr., Juan Paiva, Quitéria Kelly, Uiliana Lima, Ana Cecília Costa, Samantha Jones, o cantor Xamã, Chico Diaz, Enrique Diaz, Breno da Matta, Edvana Carvalho, Nicolas da Paz, Gabriela Medeiros, Antonio Calloni, Matheus Nachtergaele, Lívia Silva, assim como também Gabriel e Almir Sater.
A equipe de produção, por sua vez, já deu início aos testes para a primeira fase, que contará com 12 capítulos. No mais, as filmagens se iniciaram, sob a direção artística de Gustavo Fernandez, o mesmo com quem Antunes trabalhou no remake de Pantanal (2022), assim como também com o autor Bruno Luperi, que chegou a viajar em fevereiro do ano passado para Ilhéus, sul da Bahia, a fim de conhecer o cultivo de cacau, um dos temas centrais da história.
Capítulo com duração de filme
A Globo está mesmo confiante no sucesso do remake Renascer, e a primeira estratégia da emissora para tentar fisgar o público desde o início será estender a duração do primeiro capítulo para estabelecer bem a história para os telespectadores. Dessa forma, a estreia da trama terá 85 minutos, quase a duração de um filme de longa-metragem, que costuma ter em média 90 minutos.
Essa decisão também obrigará a emissora a fazer algumas alterações na sua programação. Na próxima segunda-feira (22), dia da estreia do folhetim, o Jornal Nacional será antecipado em dez minutos, enquanto que Tela Quente não será exibida. Assim, a novela deverá se estender até às 22h50, entregando a audiência para o BBB24, que, por sua vez, passará o bastão direto para o Jornal da Globo. Para efeito de comparação, o primeiro capítulo da versão original de Renascer teve a duração padrão de 60 minutos.