A reprise de Tieta ainda nem estreou no Vale a Pena Ver de Novo, mas já vem rendendo polêmica para a Globo. No anúncio da trama, que estreia na próxima segunda-feira (2), a emissora ignorou o ator José Mayer, que interpreta um dos personagens mais importantes da obra, e recebeu críticas.
O veterano, que construiu sua longa carreira televisiva na Globo, não teve seu contrato renovado em 2019. A demissão aconteceu dois anos depois dele ser acusado de assédio por uma profissional que atuava nos bastidores de A Lei do Amor (2016), sua última novela.
Apesar da saída, Mayer continua aparecendo na emissora por meio das reprises de novelas das quais ele participou. Desde sua saída do canal, ele já deu as caras em várias reprises de novelas como Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003), Senhora do Destino (2004), A Favorita (2008), Fina Estampa (2011) e Império (2014).
Globo ignora José Mayer em Tieta
Nos próximos dias, o ator ressurgirá na tela da Globo, dessa vez na reprise de Tieta, que vai substituir Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo. No folhetim, ele interpreta Osnar, um personagem importante na história, já que no decorrer da novela ele se envolve com Carol (Luiza Tomé) — a amante de um coronel –, além da protagonista Tieta (Betty Faria).
Apesar disso, a Globo decidiu ignorar José Mayer na chamada de elenco da trama. A emissora até exibiu cena do personagem ao anunciar os atores que fazem parte da história, mas não o destacou como fez com outros atores.
“Tieta está voltando para as tardes da Globo. E como é bom relembrar tanta gente boa que fez parte desse novelão!”, diz Betty Faria na narração da chamada, que está sendo veiculada durante a programação do canal carioca.
Afastamento e demissão
José Mayer deixou a televisão em 2017, após encerrar as gravações de A Lei do Amor, em que interpretou o personagem Tião Bezerra. Enquanto a novela das nove estava no ar, a figurinista Su Tonani o acusou de assédio sexual, o que casou um maior escândalo.
Na época, a Globo manteve um contrato do artista, que ainda estava em vigência, mas ele não foi escalado para mais nenhuma produção na emissora. O autor Aguinaldo Silva até tentou trazê-lo de volta em O Sétimo Guardião (2018), mas não conseguiu.
Mayer acabou sendo demitido em 2019, após uma trajetória de 42 anos no canal. Desde então, ele vive recluso com a família e costuma interagir com os fãs por meio das redes sociais, mas já avisou que se aposentou da carreira de ator.