A novela O Arroz de Palma acabou se tornando uma espécie de “lenda urbana” na Globo. Acontece que o folhetim vem sendo especulado na emissora carioca desde meados de 2017 e seria a primeira novela original solo de Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, mas até agora não saiu do papel.
Luperi vem ganhando destaque na Globo, mas por ser o responsável por adaptar as obras do avô. Depois do sucesso com o remake de Pantanal, ele retornará à emissora com uma nova versão de Renascer, considerada por muitos a obra-prima de Benedito.
Baseada no livro homônimo de Francisco Azevedo, O Arroz de Palma aborda a imigração luso-brasileira no século XX e acompanha a saga da família do protagonista Antônio, que deixa Portugal e se muda para o Brasil em busca de uma vida melhor.
A novela havia recebido sinal verde na emissora, e tinha previsão inicial de substituir Tempo de Amar (2017), mas sofreu com vários adiamentos, e com a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020, acabou sendo engavetada de vez.
O Arroz de Palma já tinha 40 capítulos escritos
O detalhe é que quando a Globo decidiu cancelar O Arroz de Palma, os trabalhos, pelo menos na parte criativa, já estavam a todo vapor. Bruno Luperi já havia escrito 40 capítulos da trama. A informação foi revelada pelo próprio autor, em recente entrevista ao portal do Leo Dias.
“Quando Pantanal chegou, eu estava no capítulo 40 de O Arroz de Palma, em fase de pré-produção, e já escalando elenco. A gente estava com desenhos de produção na cabeça ali, e aí de repente veio a pandemia e fechou o estúdio. Logo em seguida, surgiu a possibilidade ali de adaptar o Pantanal, que era um negócio que já existia entre o meu avô e a Globo, dos direitos, uma sessão de direitos e tudo mais”, relatou o autor.
“Me perguntaram se eu gostaria de fazer. Eu falei: ‘Poxa, meu avô está vivo; acho que é o mínimo que eu devo fazer pra ele. Então, foi uma oportunidade única de, eu acho que eu falei pra ele, ser homenageado em vida por um neto. Gostaria que o destino me reservasse algo parecido ali, muito bacana isso”, completou ele.