Novela de Manoel Carlos dos anos 2000, Mulheres Apaixonadas substituirá a reprise de A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo. Protagonizada por Christiane Torloni na pele de mais uma Helena – personagem clássico do dramaturgo – o folhetim tem a missão de alavancar os índices do horário, que vem despencando com a saga de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia).
De acordo com informações do site Notícias da TV, a princípio, a Globo teria escalado Amor à Vida (2013), de Walcyr Carrasco. Por outro lado, a overdose de folhetins de Carrasco (O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Verdades Secretas 2 e em breve Terra Vermelha) acabou gerando um impasse para a sua exibição.
Veja também: Resumo da novela A Favorita
Em compensação, a Globo viu Mulheres Apaixonadas como uma boa escolha para o Vale a Pena Ver de Novo, uma vez que Por Amor e Laços de Família, que são do mesmo autor e passaram recentemente no canal, conseguiram excelentes índices de audiência, deixando o canal carioca na liderança isolada.
Vale lembrar que o Viva, canal de propriedade da Globosat, reprisou a novela na íntegra como parte das comemorações de dez anos do canal, entre 24 de agosto de 2020 e 12 de abril de 2021.
Veja também: Globo define Chocolate com Pimenta como substituta de O Cravo e a Rosa
Como toda novela de Manoel Carlos, a trama gira em torno de Helena – desta vez estrelada por Christiane Torloni. Ela resolve viver uma nova paixão após 15 anos de casada. Helena é diretora da Escola Ribeiro Alves (ERA), para alunos de Ensino Médio, e está cansada da estabilidade na vida sem emoções que leva com o músico Téo (Tony Ramos), com quem adotou o pequeno Lucas (Victor Curgula).
O que Helena não sabe é que o menino é filho biológico do marido com a ex-garota de programa Fernanda (Vanessa Gerbelli). Posteriormente, este segredo abala silenciosamente a relação dos dois. O coração da mocinha também fica frágil após reencontrar César (José Mayer), um ex-namorado que ela abandonou no passado e ele acaba surgindo, mexendo com os sentimentos dela.