A Globo decidiu arriscar e escalou Salve Jorge, de 2012, para substituir Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo. A trama, protagonizada por Nanda Costa, no entanto, foi um fracasso em sua exibição original – derrubou os índices de Avenida Brasil. Por outro lado, a obra é sucesso no Globoplay e está sempre no Top 10 de produções mais vistas da plataforma. As informações são do site Notícias da TV.
Na época que foi ao ar, em 2012, Salve Jorge rendeu várias críticas sobre sua exibição. Além personagens sem função algum na novela (uma hora apareciam, outra hora sumiam), a atração tinha vários erros de continuidade da história e constantemente virava motivo de piada. Para se ter uma ideia, a mocinha chegou a aparecer com a barriga de grávida em uma cena e sem a barriga na seguinte.
Veja também: Resumo dos capítulos de Mulheres Apaixonadas
Vera Fischer, uma das vilãs da novelas, chegou a reclamar que não fazia nada na novela e só ficava sentada.“não precisava me chamar para essa novela, porque a Totia [Meireles] dava conta do dela e do meu personagem, mais a Cláudia Raia e estava bom”, disse Vera Fischer, que insistiu: “Não precisava de mim ou então botava uma pessoa que está começando, que precisa, porque é um personagem quase que humilhante pra mim. Não digo nada, não falo nada”.
++ Saiba quando termina a reprise de Mulheres Apaixonadas
Apesar da escolha arriscada de Salve Jorge, a Globo achou melhor dar uma pausa nas reprises de tramas do autor Walcyr Carrasco. Inicialmente, Amor à Vida era a preferida para substituir Mulheres Apaixonadas, mas a direção preferiu esperar mais um pouco. Só para se ter uma ideia, a emissora reprisou recentemente Êta Mundo Bom! (2016), O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003), todas do novelista.
Qual a história central de Salve Jorge?
O tráfico internacional de pessoas é o principal mote da novela, que traz como heroína a jovem Morena (Nanda Costa), moradora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, um dos principais núcleos da trama. Ela recebe uma proposta para trabalhar na Turquia e, ao chegar ao país, percebe que foi traficada, passando a lutar para livrar-se da máfia do tráfico e ver presa a chefe da gangue no Brasil, Lívia Marine (Claudia Raia).
Ao longo de toda a trama, Morena vive um romance de idas e voltas com Theo (Rodrigo Lombardi), capitão da cavalaria do Exército, devoto de São Jorge, que deseja assumir a relação e criar como seu o filho da jovem, Júnior (Luis Felipe Lima).
Morena conhece Theo durante a ocupação do Complexo do Alemão pelas forças de segurança pública do Estado – trechos de reportagens da ação policial foram intercalados a cenas fictícias, no primeiro capítulo da novela. Theo é um dos militares que fica no Alemão para assegurar que os traficantes não retomem a comunidade.
Os dois se apaixonam, e Theo termina o namoro com a tenente Érica (Flávia Alessandra), veterinária de seu regimento – para desgosto de sua mãe, Áurea (Suzana Faíni), que considera Érica a mulher ideal para o filho. Theo tem um rival, o capitão Élcio (Murilo Rosa), que morre de inveja dele e vive tentando desacreditá-lo diante dos superiores.