
A Globo anunciou oficialmente nesta terça-feira (30) o lançamento de duas “novelas” em um novo formato. Os chamados microdramas, que são histórias curtas e verticais voltadas para um novo consumidor: o público das redes sociais.
Para iniciar o projeto, a Globo lançará dois títulos: Tudo Por uma Segunda Chance e Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário. As duas produções vão estrear ainda este ano e terão como prioridade o consumo mobile.
A primeira micronovela da Globo
A primeira obra desse novo formato será Tudo Por uma Segunda Chance, que contará com 50 episódios com 2 a 3 minutos de duração cada. Escrita por Rodrigo Lassance, a produção tem direção de Adriano Melo.
A trama vai girar em torno do jovem empresário Lucas Trajano (Daniel Rangel), herdeiro de uma das maiores fortunas de São Paulo. Ele está prestes a se casar com sua namorada de infância, a designer Paula Magalhães (Debora Ozório), mas o romance será abalado pela invejosa Soraia (Jade Picon), amiga de infância do casal, que nutre uma paixão secreta por Lucas. Disposta a tudo para conquistar o coração — e a herança — do rapaz, ela vai armar contra os pombinhos.
De acordo com a Globo, a ativação de Tudo Por uma Segunda Chance terá uma lógica de publicação nas redes sociais integrada à atual novela das sete, Dona de Mim, na qual personagens vão acompanhar os episódios do microdrama, enquanto o público vai poder assisti-los nas redes sociais.
Gustavo Mioto vira protagonista de novela

No Globoplay, o primeiro lançamento de uma produção nesse formato acontecerá em dezembro, com Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário. Produzida pela Formata, a obra terá o cantor sertanejo Gustavo Mioto como protagonista.
Com 50 episódios com duração máxima de dois minutos, a trama acompanha a trajetória de Cindy (Maya Aniceto), uma cantora e mãe solo, que se apaixona por Diego (Gustavo Mioto), um misterioso milionário que finge ser músico e pobre para conquistar o coração da amada.
Os primeiros episódios do microdrama estarão disponíveis de forma gratuita para todos os usuários logados no Globoplay e no YouTube, em um formato de degustação. Já o restante dos episódios será exclusivo para assinantes do Globoplay – inicialmente somente para consumo mobile.
Investimento em novo formato
O investimento da Globo em novelas curtas e verticais para as redes sociais faz parte de uma nova estratégia da empresa para fisgar um público diferente, que consume produtos digitais. A ideia é aumentar o faturamento com o lançamento desses novos formatos.
A Globo vai apresentar mais detalhes das duas produções durante o Upfront 2026, que vai acontecer no dia 13 de outubro, em São Paulo.





