Na reta inicial de O Rei do Gado, a rivalidade entre as famílias Mezenga e Berdinazzi estará à flor da pele, com muitos conflitos e desdobramentos que trarão muita dor para um dos lados.
Isso porque Enrico (Leonardo Brício) e Giovanna (Letícia Spiller), que fazem parte das famílias rivais, vivem um amor proibido. Porém, já farto de ver o sofrimento do filho com esse relacionamento limitado, Antonio Mezenga (Antonio Fagundes) decide ir até a casa do rival, Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira), para selar a paz entre eles. Em troca, ele estará disposto a ceder as terras que o rival havia lhe roubado, o que causou toda essa briga entre as famílias.
Berdinazzi reluta, mas após ver uma declaração de amor da filha, ele decide aceitar o acordo, pedindo para que o filho, Bruno (Marcello Antony), vá até a fazenda do rival para lhe dar a notícia. Após alguns dias, as famílias finalmente se reúnem e partem para o casamento no caminhão dos Mezengas, presenciando toda a alegria e paixão de Enrico e Giovanna. Mas se engana quem pensa que esse será um final feliz para o casal e que a guerra entre as duas famílias termina aí.
Depois do casamento dos filhos no cartório, Mezenga e Berdinazzi já começam a se desentender, quando Mezenga afirma que não irá mexer na cerca que divide as fazendas. Irritado, Berdinazzi pedirá para que o rival pare o caminhão e ordena que os filhos tirem Giovanna do veículo, separando o casal mais uma vez.
Giuseppe sofre com a morte inesperada de Bruno
Novamente impedidos de ficarem juntos, Enrico e Giovanna resolvem fugir. Abalado com a situação, Bruno decide partir para lutar na Segunda Guerra Mundial, mas a viagem é apenas de ida. Durante uma comemoração, Giuseppe recebe a visita de um coronel, que lhe entrega uma medalha e lhe dá a triste notícia de que o filho morreu em um combate.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
“Senhor Berdinazzi, seu filho, o primeiro tenente, morreu em ação. Morreu como um herói. Por isso o senhor está recebendo essa medalha agora”, dirá a autoridade. O patriarca dos Berdinazzi ficará em choque com a revelação, enquanto a matriarca, Marieta (Eva Wilma), vai aos prantos.
Berdinazzi sofrerá com um luto cruel pela morte do seu filho predileto, o que provocará uma derrocada na sua vida. Ele chegará a enterrar a medalha que recebeu, em uma das cenas mais emblemáticas e comoventes da novela. Enquanto isso, Giovanna, que já está grávida de Enrico, dá à luz a criança e o batiza com o nome de Bruno Berdinazzi Mezenga, em homenagem ao irmão.