Em O Rei do Gado, as famílias Mezenga e Berdinazzi estão em pé de guerra, tendo declarado uma rivalidade quase mortal, principalmente por uma disputa de terras. Essa guerra, no entanto, acaba gerando um amor proibido entre Enrico (Leonardo Brício) e Giovanna (Letícia Spiller).
Antonio Mezenga (Antonio Fagundes), já farto de ver o sofrimento do filho, decide ir até a casa do rival, Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira), para selar a paz entre eles. Em troca, ele estará disposto a ceder as terras que o rival havia lhe roubado, o que causou toda essa briga entre as famílias.
A princípio, Berdinazzi reluta, mas acaba pedindo para que o filho, Bruno (Marcello Antony), vá até a fazenda do rival para lhe comunicar que aceitou o acordo. Após alguns dias, as famílias finalmente se reúnem e partem para o casamento no caminhão dos Mezengas, presenciando toda a alegria e paixão de Enrico e Giovanna. Mas se engana quem pensa que esse será um final feliz para o casal e que a guerra entre as duas famílias termina aí.
Porém, logo na volta do casamento dos filhos no cartório, Mezenga e Berdinazzi já começam a se desentender, quando Mezenga afirma que não irá mexer na cerca que divide as fazendas. Irritado, Berdinazzi pedirá para que o rival pare o caminhão e ordena que os filhos tirem Giovanna do veículo, separando o casal mais uma vez.
Giuseppe descobre morte de Bruno
Vivendo novamente um amor proibido, Enrico e Giovanna resolvem fugir, algo que deixa Bruno bastante abalado. Assim, o filho predileto de Giuseppe decide se alistar para lutar na Segunda Guerra Mundial, mas acabará tendo um fim trágico. Durante uma comemoração, Giuseppe recebe a visita de um coronel, que lhe entrega uma medalha e lhe dá a triste notícia de que o filho morreu em um combate.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
“Senhor Berdinazzi, seu filho, o primeiro tenente, morreu em ação. Morreu como um herói. Por isso o senhor está recebendo essa medalha agora”, dirá a autoridade. O patriarca dos Berdinazzi ficará em choque com a revelação, enquanto a matriarca, Marieta (Eva Wilma), vai aos prantos.
Berdinazzi sofrerá com um luto cruel pela morte do seu filho predileto, o que provocará uma derrocada na sua vida. Ele chegará a enterrar a medalha que recebeu, em uma das cenas mais emblemáticas e comoventes da novela.