Em O Rei do Gado, Geremias (Raul Cortez) se torna um homem atormentado pela culpa e os erros que cometeu no passado em relação à própria família, e já em idade avançada, tentará agora se redimir, indo atrás de parentes que possam herdar a sua fortuna.
Depois de aplicar um golpe na própria mãe, Marieta (Eva Wilma), e na irmã, Giovanna (Letícia Spiller), vendendo a fazenda da família, ele passa a perna no irmão, Giácomo (Manuel Boucinhas), deixando-o praticamente falido. Porém, anos depois, ele carrega um grande peso na consciência, e decide contratar um detetive particular para tentar descobrir o paradeiro de Giácomo e da família dele.
O investigador, no entanto, o deixa arrasado ao contar que o irmão e sua esposa morreram em um trágico acidente de caminhão há alguns anos, e na completa pobreza, mas que a filha do casal, chamada Marieta, pode ter sobrevivido. Assim, o veterano fica empenhado em descobrir o paradeiro da sobrinha.
Geremias descobre sobrinho
No decorrer da trama, Geremias até conhece Rafaela (Glória Pires), que finge ser a sobrinha que ele tanto procurava, mas acaba descobrindo o golpe e não deixa nenhum tostão para a farsante. Ele ainda conhecerá Luana (Patrícia Pilar), que é a verdadeira Marieta, mas a renega, juntamente com Bruno Mezenga (Antonio Fagundes).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
Assim, o veterano passa a se dedicar à busca do filho do seu outro irmão, Bruno Berdinazzi, que morreu ainda na primeira fase da trama, em um combate da Segunda Guerra Mundial. Geremias descobre que ele teve um caso com uma mulher chamada Gema, durante a guerra, e decide viajar até a Itália para ir em busca do passado do irmão.
Lá, ele descobre a neta de Gema, que teve um filho chamado Giuseppe (Emílio Orciollo Netto), ou seja, neto de Bruno e sobrinho-neto de Geremias, e com direito a uma herança que poderia mudar a vida de toda a sua família. Porém, no final da trama, o rapaz aceita voltar ao Brasil junto com Geremias e se torna o único herdeiro da família Berdinazzi.